Criado para alegrar, humanizar o atendimento e proporcionar às crianças internadas momentos de ludicidade, o projeto Espaço Lúdico e de Atendimento às Crianças Hospitalizadas da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), comemorou nesta sexta-feira, 10 de outubro, 12 anos de existência, junto com a tradicional festa do Dia das Crianças. A comemoração teve a participação do Grupo de Violinos Suzuki, Baillar Escola de Dança, Recrearte, alunos da Odontologia IMED e alunos da Patologia da UPF. Mais de 30 crianças e seus familiares cantaram parabéns para o Espaço e aproveitaram dos momentos de descontração e alegria.
A coordenadora do projeto Sussi Menine destacou a importância do projeto e sua evolução ao longo dos 12 anos. Para ela o espaço além de proporcionar aprendizado aos alunos da Pedagogia da UPF que cuidam do projeto, também tornou-se um lugar da comunidade hospitalar, que auxilia nas atividades e utiliza o projeto no cuidado dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado. “O trabalho realizado pelo Espaço Lúdico é diário. As estagiárias preparam atividades, brincadeiras para as crianças e em datas especiais, como o Dia das Crianças, montamos as festas. O projeto envolve não só os pequenos, mas sim a família e ameniza o sofrimento e as preocupações do ambiente hospitalar”, enfatiza.
O Espaço Lúdico une pesquisa, trabalho e extensão. Conforme a pedagoga, a parceria entre um hospital geral e uma universidade, aliando cuidado humanizado a brincadeiras e ludicidade, gerou até aqui. grandes aprendizados e benefícios para os pequenos pacientes. “As crianças são todas as linguagens, são poesia, arte e música. Quando estão doentes eles não podem perder essa magia, e o Espaço Lúdico é um aliado que traz toda a ludicidade também para dentro do hospital, não deixando as crianças se abaterem”, salienta, feliz com a comemoração e os resultados do projeto.
Para celebrar os resultados e fazer a alegria da criançada, a festa que teve dança, música e muitas brincadeiras também contou com comes e bebes e distribuição de brinquedos . A pequena Renata da Conceição, 4 anos, se encantou com as apresentações e os mimos que recebeu. A mãe Flávia de Conte Caetano, conta que estão a seis dias no hospital e que a filha participou das outras atividades ao longo da semana, que assim como a festa, fizeram muito bem para as duas. “É um momento de alegria, onde podemos espairecer um pouco, distrair e esquecer das ocupações. Para ela também é bom, vamos passar o Dia das Crianças aqui, e assim ela aproveitou e se divertiu”.