Grupo Planalto de comunicação

Esquema de desvios do INSS envolveu propina para servidores Cerca de 6 milhões de aposentados e pensionistas se tornaram vítimas

Foto: Gov.Br

A Polícia Federal identificou indícios de pagamento de propina a servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em um esquema de descontos associativos fraudulentos aplicados em benefícios previdenciários. Cerca de 6 milhões de aposentados e pensionistas se tornaram vítimas. 

Houve uma apreensão de R$ 41.077.064,03 por parte da PF na semana passada. O valor inclui dinheiro em espécie, joias, relógios e carros, como uma Ferrari e um Rolls Royce.

O relatório da investigação é baseado em auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e análises financeiras, e detalha como entidades associativas, empresas intermediárias e operadores financeiros movimentaram recursos para beneficiar funcionários públicos.

A apuração do Portal R7 revelou que a cobrança de mensalidades em aposentadorias e pensões era feita sem a devida autorização dos beneficiários, muitos dos quais idosos. Parte dos valores arrecadados foi desviada para contas de servidores ligados à Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben), inclusive parentes e pessoas próximas.

 

Fonte: R7

Facebook
Twitter
WhatsApp