Grupo Planalto de comunicação

Estado abre concurso com 6 mil vagas para professor Anúncio do governo também prevê o início do processo de promoção docente da rede estadual, a ser publicado em meados deste mês

Foto: Maria José Vasconcelos/Especial

Com oferta de 6 mil vagas, em 24 especialidades, e oportunidades para diferentes áreas de atuação em todo o RS, o governo, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), publicou edital do novo concurso para professores da rede pública do Estado.

Os candidatos precisam ter licenciatura na respectiva área de atuação. E algumas especialidades admitem bacharelado (box). As inscrições começaram ontem, 2 de julho e seguem até o dia 4 de agosto, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP. A taxa de inscrição é de R$ 110,00, com possibilidade de isenção entre 2 e 7 de julho, conforme edital.

A seleção envolverá três fases. A prova objetiva tem 60 questões de múltipla escolha, abordando Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos, Legislação Educacional e Conhecimentos Específicos da área. É preciso acertar ao menos 50% em cada disciplina e atingir 60% do total da prova (36 pontos) para ser aprovado. A prova discursiva é composta por Redação dissertativa-argumentativa em Língua Portuguesa ou língua indígena. A nota mínima é 50 pontos (em 100). E a prova de títulos é para fins de classificação final.

O edital exige conhecimentos tradicionais de concursos na área da Educação pública, como Língua Portuguesa, conteúdos pedagógicos e legislação educacional. E as provas serão aplicadas dia 28 de setembro de 2025, em 31 cidades gaúchas, envolvendo avaliação com exames objetivo, discursivo e de títulos.

Aprovados 2023. O governo revelou ainda a lista de mais 327 docentes aprovados no concurso da rede estadual de 2023, Relação dos nomeados no site.

Promoções. Junto com a divulgação do concurso público para professor; e dos docentes aprovados em 2023, outra medida anunciada pelo Estado é o início do processo de promoção dos professores estaduais. A retomada, autorizada pelo governo, será regulamentada por decreto, que será publicado em meados de julho, prevendo os regramentos e critérios para promoção.

Uma comissão julgadora será constituída para avaliar os documentos enviados pelos candidatos, que terão um período para encaminhar as comprovações.

A previsão é que a lista com o resultado final ocorra em setembro, alcançando cerca de 80% dos professores da rede estadual. E, a partir de agora, o processo de promoções deve ser de forma sistemática e anual.

Seleção

  • Inscrições: 2/7 a 4/8.
  • Prova: 28/9, em 31 cidades.
  • Atuação: Voltada à Educação Básica, para docência nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia, Química, Física, História, Geografia, Ensino Religioso e Biologia. Também há vagas para profissionais de Educação Profissional e Técnica, Educação Indígena e Educação Especial.
  • Salário: Inicial de até R$ 2,5 mil, para 20 horas semanais, com possibilidade de ampliar carga horária e respectivos vencimentos para até 40 horas.
Facebook
Twitter
WhatsApp