Grupo Planalto de comunicação

Estudantes da escola EENAV debatem sobre política

A partir de hoje a Planalto AM inicia uma série de reportagens que vai trazer quais ações de instrução política estão sendo desenvolvidas para os alunos nas escolas de Passo Fundo. A primeira escola visitada foi a Escola Estadual Nicolau Araújo Vergueiro (EENAV), onde há um grande incentivo ao debate e a troca de ideias entre os estudantes, principalmente no ensino médio. Nas disciplinas de história, sociologia e geografia é que se concentram a maioria dos debates propostos em sala de aula.

Para a professora de Geografia, Valquíria Gregório, as discussões proporcionam aos alunos uma maior interação entre eles, tendo como resultado um posicionamento crítico mais acentuado. “As crianças chegam à escola muitas vezes com um pensamento confuso, e a partir do momento em que começam debater sobre a política, passam a ter um maior esclarecimento sobre o pleito. Eles passam a se questionar sobre os pontos mais importantes no cenário político, e é assim que nós começamos a colher bons frutos, com esse trabalho feito na escola”, conta.

A professora ainda acrescentou que esse tipo de ação é um compromisso de qualquer escola, pois é dentro do ambiente escolar que o aluno começa a moldar suas ideologias. “Nós precisamos instruir esses jovens de que eles são o futuro da democracia do nosso país e que, como eleitores, terão a responsabilidade de decidir a formação do comando da nação. É necessário que eles se perguntem quais os problemas que atingem a população e o que é preciso ser feito para resolver. Que pesquisem previamente o histórico dos candidatos, para que se tenha uma garantia de que possam honrar as demandas da população”.

O resultado já é visível na EENAV, com os alunos se interessando cada vez mais pela continuidade ao debate político. Em conversa com os professores na hora do recreio, a reportagem da Planalto constatou que os estudantes se sentem cada vez mais questionados e curiosos sobre as eleições. É um ótimo começo para a nova geração de eleitores. Eles participarão das próximas eleições, em que vão decidir os rumos do país      

Facebook
Twitter
WhatsApp