No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Sachser protagonizaram o plantio de mudas frutíferas nativas no pátio da escola. A ação foi promovida pela administração municipal de Ernestina, via Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Escritório Municipal da Emater/ES-Ascar, e contou com a presença de autoridades, comunidade escolar e representantes de entidades.
Estiveram presentes no ato de sustentabilidade o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), o vice-prefeito, Leonir Vargas, a secretária de Educação, Marlei Petry, a diretora da escola, Marlise Soares Rodrigues, professores, estudantes e representantes da Associação de Pais e Mestres.
Durante a atividade, as crianças plantaram mudas de espécies como pitangueira, araçá, cerejeira-do-Rio-Grande, guabirobeira, ingá, goiaba-serrana, sete-capotes, entre outras, recebendo orientações dos técnicos da Emater sobre os cuidados e benefícios ambientais dessas árvores.
O engenheiro agrônomo Alessandro Davesac explicou que o plantio faz parte de um projeto de médio a longo prazo, que proporcionará aos alunos a visão sistêmica das ações desenvolvidas hoje.
O projeto de sustentabilidade que envolve a escola, como explica a diretora Marlise e a equipe da Emater, contará com a revitalização da área do educandário, incluindo hortas, produção de mudas de pastagens, mandioca e frutíferas do grupo citros. A iniciativa irá inserir os estudantes no processo vivencial da agricultura, oferecendo uma formação que vai além da sala de aula e que fortalece a relação com o meio ambiente.
“Ver os pequenos com as mãos na terra, plantando o futuro e aprendendo o valor da natureza, me enche de esperança. Parabenizo todos os professores envolvidos, a diretora Marlise e a secretária Marlei por esse belo trabalho, que vai muito além da sala de aula, sendo uma verdadeira demonstração de cidadania e amor ao meio ambiente”, parabenizou o prefeito Nico.
A diretora Marlise reforçou que o projeto representa um novo passo para a valorização do espaço escolar como ambiente educativo e sustentável. A ação integra uma série de iniciativas de educação ambiental promovidas no município e reforça o compromisso de Ernestina com o futuro, envolvendo as crianças como protagonistas da transformação e do cuidado com a natureza.