Equilibrar as obrigações escolares, as atividades extracurriculares e os momentos de lazer com a família e os amigos é um desafio comum para a maioria dos estudantes. Por isso, o Colégio Notre Dame busca contribuir para que os adolescentes e pré-adolescentes estruturem rotinas saudáveis, que lhes permitam um bom desempenho escolar, a vivência dos seus interesses, o aprimoramento das suas habilidades, a convivência e, igualmente, o descanso.
É por meio da Psicopedagogia Escolar que os matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio são sensibilizados quanto à importância de um cotidiano organizado, que possibilite a manutenção de uma rotina de estudos e, desse modo, o desenvolvimento de competências como autonomia e responsabilidade. Além disso, conforme enfatiza a psicopedagoga Daniella Maciel, pesquisas demonstram como a dedicação diária à fixação de saberes diminui a possibilidade de um educando necessitar de provas de recuperação. “Estudar é isso: comprometimento atencional e mental por parte do aluno”, comenta.
Ao dialogar com os estudantes, Daniella também auxilia na estruturação de rotinas de estudos personalizadas. Para tanto, distribui um planner elaborado pela instituição de ensino. “Organizamos os dias e os horários da semana, de forma que o educando possa revisar conteúdos sem abrir mão das atividades extracurriculares ou dos momentos com a família e os amigos”, detalha a psicopedagoga, enfatizando que o descanso também é uma prioridade contemplada no planejamento semanal.
Além disso, as visitas às turmas são permeadas por dicas para um aprendizado bem-sucedido. Daniella cita, por exemplo, as principais formas de estudo cuja eficácia é comprovada cientificamente. “Hoje os estudantes são mais práticos, então, o mapa mental funciona bem. Mas também é comprovado que escrever à mão contribui para a aprendizagem”, enfatiza a educadora, explicando que a melhor fixação dos conteúdos ao escrever à mão ocorre porque o cérebro utiliza um maior número de neurônios e áreas cerebrais nessa circunstância, o que potencializa o foco e facilita a assimilação.
A psicopedagoga ainda ressalta aos estudantes como a colaboração da família é essencial para a aprendizagem, uma vez que atua como supervisora do conteúdo estudado. “É fundamental que ela faça questionamentos e ajude na manutenção de uma rotina equilibrada”, afirma.