Grupo Planalto de comunicação

Estudantes do IE representam delegações em simulação da Assembleia Geral da ONU e da COP

Foto: Comunicação Divulgação IE
Na última semana, os estudantes do Instituto Educacional de Passo Fundo (IE) vivenciaram experiências que vão muito além da sala de aula, explorando a história local e debatendo questões globais de extrema relevância.
Passeio Histórico nas Ilhas de Florianópolis
No dia 27, os estudantes embarcaram em um passeio de barco pelas ilhas das Fortalezas de Anhatomirim e Ratones, em Florianópolis. A jornada foi uma verdadeira aula a céu aberto, onde os estudantes puderam mergulhar na rica história dessas regiões, conhecendo detalhes sobre o passado que moldou a cultura local.
Debates Globais no SIEM
Já no dia 28, os estudantes, acompanhados de três professoras, representaram o Reino Unido na Assembleia Geral e Tuvalu na COP durante o SIEM (Simulação das Nações Unidas para Estudantes do Ensino Médio), na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Essa participação foi uma oportunidade única para desenvolver habilidades cruciais como argumentação, diplomacia e trabalho em equipe.
  • Na Assembleia Geral, os debates giraram em torno da necessidade de reformar as estruturas da ONU, buscando uma organização mais representativa e eficaz para enfrentar os desafios do mundo moderno.
  • Na COP, ao representar Tuvalu, os estudantes enfrentaram o desafio de pensar em soluções para a crise climática. Discutiram temas como equidade e justiça, focando nos países que, apesar de serem menos responsáveis pelas emissões de carbono, sofrem desproporcionalmente com seus efeitos.
Para Gabriel Gamarra Godois, estudante da 2ª série, do Ensino Médio:
“Para mim toda a experiência da viagem até o evento em si foi maravilhosa. Lá conversei com pessoas de todos os lugares possíveis e conheci pessoas que me complementavam de maneira surpreendente. Senti uma grande responsabilidade em representar o IE e o Rio Grande do Sul, também senti como se estivesse voltando para casa depois de muito tempo fora dela (sem nem ao menos ter estado lá uma vez sequer), com certeza foi uma, senão a melhor experiência que já tive em muito tempo.”
Para Isleia Rossler Streit, professora:
“O SIEM é um evento que simula reuniões internacionais vinculadas à ONU, direcionado a estudantes do Ensino Médio. Nesta 12ª edição, o Instituto Educacional (IE) foi convidado a participar, representando as delegações de Tuvalu e do Reino Unido. Os alunos da disciplina Escola de Líderes aceitaram o desafio e se prepararam previamente com leituras dos guias, regras, conteúdos específicos e acompanharam a mídia internacional. No último dia 28, estivemos em Florianópolis, na UFSC, sede do evento, com as duas delegações, dois estudantes integrando a equipe de mídia internacional, além de convidados do Caminho Investigativo do campo à indústria. Participar do SIEM foi uma experiência enriquecedora para mim, proporcionando muito aprendizado, interação e, acima de tudo, o orgulho de ver o envolvimento dos nossos estudantes na proposta. Mostrar aos alunos do Ensino Médio a importância de discutir temas como questões climáticas, reforma do Conselho de Segurança da ONU e tratativas diplomáticas, considerando os interesses de cada delegação, foi, sem dúvida, uma prática grandiosa de cidadania.”
Formação de Cidadãos Globais
Essas experiências não só ampliaram o conhecimento dos estudantes sobre disparidades globais e a urgência de ações cooperativas, mas também reforçaram o compromisso do IE com uma educação que prepara seus estudantes para serem cidadãos conscientes e atuantes na construção de um mundo mais justo e sustentável.
Foi uma semana de aprendizado intenso e significativo, que certamente ficará marcada na memória dos estudantes do IE.
Facebook
Twitter
WhatsApp