A noite de terça-feira, 28, foi marcada pelo encerramento da primeira edição do evento “Segurança Pública na Pauta do Poder Legislativo”, promovido pela Câmara de Vereadores. Desta vez, a Associação Atlética do Corinthians recebeu a iniciativa, reunindo moradores dos arredores do Parque Farroupilha, lideranças comunitárias, parlamentares e autoridades da segurança municipal.
O encontro foi conduzido pelo presidente Gio Krug (PSD), com as participações do comandante do 3º RPMon, Tenente-Coronel Rovani; do delegado da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Daniel Borges; do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Transporte, Ruberson Stieven; e do vereador Pedro Daneli (Cidadania). Presidentes dos bairros também compareceram.
Moradores estiveram presentes para debater sobre o cenário atual da segurança da região. As autoridades esclareceram as funções das unidades de defesa, orientaram acerca do funcionamento das buscas e apreensões e responderam as dúvidas da comunidade.
Dentre as manifestações dos moradores, ressaltaram-se problemas de perturbação na vizinhança, devido ao barulho exacerbado, e crimes violentos, dos quais as autoridades pontuaram a importância de contatar o policiamento para socorro imediato, através do número 190.
O parlamentar Pedro Daneli, também residente da região do Parque Farroupilha, observa que os problemas de segurança aumentam conforme o passar dos anos. “A polícia precisa atuar nas vilas e nos bairros para a prevenção de casos como o que ocorreu hoje no Rio de Janeiro, com 64 mortes”.
Daneli salientou que iniciativas relacionadas ao evento, das quais envolvam o deslocamento das autoridades do poder legislativo até os diversos bairros de Passo Fundo, devem ser mais recorrentes.
1ª edição do evento
Para o Tenente-Coronel Rovani, que participou em três encontros, a iniciativa foi considerada produtiva. “Nós sempre levamos as orientações e até mesmo as nossas dificuldades, recebendo um feedback sobre a atuação das forças de segurança”, disse. Já o delegado Daniel Borges destacou a função da Polícia Civil e o apoio dos moradores na busca pela diminuição da violência: “Nosso maior poder é a informação, e para entregar um trabalho com qualidade para a cidade, precisamos da colaboração dos moradores locais”. Borges esclareceu que, em meio à criminalidade, o cidadão deve colaborar como testemunha, presencialmente, para a melhora da prestação de serviço da guarda municipal.
O ciclo de debates de outubro
O evento esteve em atividade desde o dia sete de outubro, e prosseguiu nas terças-feiras seguintes até sua data de encerramento. Ao todo, reuniu cerca de dezenas de pessoas das regiões do Boqueirão, Bairro Berthier, Vila Annes e Parque Farroupilha.
No primeiro dia, 7, sob a liderança do presidente do legislativo, Gio Krug (PSD), o diálogo contou com a presença do comandante do 3º RPMon, Ten. Cel. Rovani, o delegado titular da Draco, Venicios Demartini, o Secretário Municipal de Segurança Pública e Transporte, Tadeu Trindade, do vice-prefeito de Passo Fundo, Volnei Ceoli, de demais representantes das forças policiais, vereadores e os moradores dos bairros daquela região da cidade.
No dia 14, o vereador Gio Krug conduziu o diálogo novamente. E estiveram presentes a delegada da Polícia Civil, Carolina Goulart; o secretário municipal de Segurança Pública e Transporte, Tadeu Trindade; o subcomandante do 3º RPMon, major Jeferson Miguel da Silva; o presidente da UAMPAF, José Rodrigo dos Santos, além de demais vereadores.
Na terceira semana, dia 21, o encontro foi conduzido pelo vereador Felipe Manfroi (PSD) e contou com a presença da delegada da Polícia Civil, Rafaela Bier; do secretário municipal de Segurança Pública e Transporte, Tadeu Trindade; do comandante do 3º RPMon, Tenente-Coronel Rovani; além de presidentes de bairros e outros vereadores.
Por fim, o presidente Gio Krug (PSD) avaliou o ciclo de debates com um balanço positivo: “A cada encontro, a quantidade de participantes aumentou e se diversificou, o que mostra o crescimento do interesse da população. Também recebemos demandas de presidentes de outros bairros da cidade”.
Acrescentou que, no futuro, serão planejadas novas iniciativas que priorizem o diálogo entre o poder público, a segurança e os passo-fundenses.










