Grupo Planalto de comunicação

Evento “Será que é AVC?” reúne cerca de 500 profissionais para qualificar atendimento emergencial em Passo Fundo Palestra promovida pelo HSVP foi realizada na noite desta terça-feira, 22 de julho

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira, 22 de julho, o Hospital São Vicente de Paulo, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e a Rede de Farmácias São João, promoveu o evento “Será que é AVC?”, com o objetivo de qualificar o atendimento pré-hospitalar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e fortalecer a rede de resposta rápida à doença.

O encontro ocorreu no auditório do Centro de Distribuição das Farmácias São João e reuniu cerca de 500 participantes, entre profissionais de saúde, equipes de emergência e autoridades locais. Na ocasião, fizeram o uso da palavra e deram as boas-vindas ao público a idealizadora do evento, diretora de Governança Clínica e responsável técnica pela Emergência do HSVP, Dra. Josiane Diehl Moia, o diretor técnico médico e neurocirurgião, Dr. Adroaldo Mallmann, o presidente do Poder Legislativo, Gio Krug, e o secretário de Saúde de Passo Fundo, Diego Teixeira de Farias.

O evento foi ministrado pela enfermeira e consultora científica da Iniciativa Angels, Dayane Diehl, e pela médica neurologista e integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dra. Thaise Dal Moro. Durante a palestra, as especialistas trouxeram informações atualizadas e orientações práticas sobre o atendimento rápido e eficaz em casos de AVC, desde os primeiros sinais até a chegada ao ambiente hospitalar.

Conforme explicou Dayane Diehl, a Iniciativa Angels é um projeto global voltado à melhoria do atendimento ao AVC por meio da capacitação de equipes e da estruturação de fluxos eficientes nos serviços de saúde. “O nosso objetivo é aumentar o número de centros capacitados para atendimento do AVC agudo, otimizar a qualidade do atendimento dos centros já existentes e aumentar o número de pessoas aliadas à Iniciativa Angels”, reforçou a enfermeira.

Ainda segundo a profissional, a consultoria e certificação das instituições é realizada por um representante do Angels. Durante o processo, é realizado um diagnóstico dos pontos que podem ser aprimorados internamente no fluxo do hospital. A partir dessa análise, são definidas estratégias para otimizar o protocolo local, além de ações de comunicação e promoção do novo fluxo assistencial. No Brasil, 624 hospitais já implementaram a iniciativa.

Para a Dra. Thaíse Dal Moro, o encontro representou um passo importante na construção de uma rede ainda mais preparada para enfrentar o AVC. “Promover conhecimento e integração entre os serviços é essencial para salvar vidas e minimizar os impactos dessa condição tão grave”, ressaltou.

A iniciativa Angels no HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, que já é referência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral, dará mais um passo em direção à excelência com a implementação e certificação da Iniciativa Angels. Para a Dra. Josiane Diehl Moia, a adesão representa um avanço significativo na qualificação do atendimento ao paciente com AVC. “Vamos revisar e aprimorar fluxos internos, capacitar ainda mais nossas equipes e fortalecer a integração com os serviços de urgência e emergência. Isso significa mais agilidade, precisão e, principalmente, mais vidas sendo salvas e com menos sequelas”, frisou.

Facebook
Twitter
WhatsApp