A Câmara de Vereadores de Passo Fundo concedeu, em Sessão Solene na noite de segunda (07), o título de Cidadão Honorário ao ex-vereador Tadeu Karckzeski. A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Rosa (PSD) e aprovada pelo Plenário da casa. O intuito é reconhecer os relevantes serviços prestados ao município de Passo Fundo, seu envolvimento com os movimentos sociais e atuação na política.
A solenidade foi presidida pelo vereador João Pedro Nunes (MDB), 1º secretário da Mesa Diretora. A Mesa Oficial também contou com a presença do representante do Poder Executivo, Leandro Rosso, Secretário de Transparência e Relações Institucionais; do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Saul Spinelli; da ex-vereadora Lurdes Canelles, além do homenageado, Tadeu Karczeski e sua esposa Erlide Mella Karczeski.
O título de Cidadão Honorário de Passo Fundo, criado pelo Decreto Legislativo nº 1/1964, é uma honraria concedida pela Câmara de Vereadores a pessoas que não nasceram na cidade, mas que prestaram relevantes serviços ao Município. É uma forma de reconhecimento oficial da contribuição dessas pessoas para o desenvolvimento local, valorizando aquelas que se dedicam ao bem-estar e ao progresso da cidade. O título de Cidadão Honorário simboliza a “adoção” oficial, tornando o homenageado um “filho da terra”.
A concessão do título a Tadeu Karczeski foi aprovada pelos vereadores e oficializada através da Resolução nº 2/2025.
Para o proponente da Sessão Solene, vereador Ronaldo Rosa (PSD), o grande legado de serviços prestados justifica que Tadeu Karckzeski receba a homenagem. “Nós estamos fazendo um reconhecimento público e eterno a uma pessoa que tanto trabalhou pela nossa cidade. O título de cidadão honorário só pode ser concedido a pessoas que não nasceram na cidade, porque é considerado uma segunda certidão de nascimento. O Tadeu adotou Passo Fundo, aqui ele fez toda a sua história política e profissional, construiu uma linda família e contribuiu em todos os espaços que ele teve oportunidade, deixando um grande legado de serviços prestados e por isso, merecidamente, recebe esta homenagem”.
Em sua fala, o homenageado Tadeu Karczeski, lembrou que foi eleito logo na primeira vez que concorreu à Câmara de Passo Fundo. “Sinto-me muito lisonjeado em receber essa nova certidão de nascimento, eu vivo aqui há quase 50 anos e tive a sorte e apoio da população de Passo Fundo, a qual eu agradeço a confiança, que me elegeu na primeira vez que me candidatei”.
Karckzeski também lembrou alguns temas que pautaram sua passagem pelo poder legislativo. “Um dos primeiros, na época não podia ouvir a população na Câmara e com o apoio dos demais vereadores eu consegui criar a Comissão de Educação e Bem-Estar Social que passou a receber as opiniões da população. Outro projeto de grande importância foi o do horário livre do comércio, que foi um marco para Passo Fundo”.
Tadeu finalizou comemorando o título que agora o torna um passo-fundense. “Me dá muita satisfação, é algo que eu sempre sonhei, ser passo-fundense, e hoje eu posso dizer que sou passo-fundense por receber a certidão de nascimento de Passo fundo.
Tadeu Karczeski
Natural de Seberi/RS, Tadeu chegou à Passo Fundo no ano de 1977, após ser aprovado como Agente Administrativo no concurso do antigo DASP (Departamento de Administração do Serviço Público Federal) e nomeado para trabalhar no INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), atual INSS. No ano de 1982 concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador da cidade de Passo Fundo pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), obtendo êxito no pleito sendo eleito vereador de nossa cidade.
Ainda no primeiro mandato, de seis anos, Tadeu foi líder da bancada do PDT no legislativo, pelo período de 4 anos, e vice-líder em outros 2 anos.
Em 1988 se reelegeu vereador e também foi eleito presidente da Câmara de Vereadores em 1989 com mandato de 2 anos, sendo reeleito para o biênio 1991/1992 e novamente reeleito para o biênio 1993/1994. Durante sua passagem pelo Poder Legislativo Municipal é possível destacar sua iniciativa de convidar alunos a visitarem a Câmara e conhecer a prática legislativa, também a autoria do Projeto de Lei da construção do monumento em homenagem ao cantor e compositor Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, instalado na Avenida Brasil, no centro da cidade e também no projeto de livre iniciativa para horário livre no comércio de Passo Fundo.
Já em seu terceiro mandato, em 1996, a pauta cultural teve destaque em sua atuação no apoio ao Festival Internacional de Folclore e na criação da Funzoctur (Fundação Zoobotânica e de Turismo de Passo Fundo).
Foram 18 anos como vereador em nossa cidade, foi o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo que assinou a Lei Orgânica do município, e a partir de 2005, Tadeu assumiu novos desafios, foi Secretário Municipal de Habitação, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Passo Fundo e Diretor Presidente da Codepas por duas oportunidades, a última entre os anos de 2013 e 2020.
Após três décadas de filiação ao PDT, Tadeu deixou o partido em 2010, filiou-se ao PSD onde é membro do conselho do partido. Atualmente Karckzeski atua em sua consultoria previdenciária.