O Exército mobilizou nesta terça uma tropa de 100 homens para ajudar na remoção dos escombros e limpeza do município de Xanxerê, atingido por um tornado na tarde dessa segunda. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil mantém contato com a Defesa Civil estadual para levantamento dos estragos e definição de como será a ajuda do governo federal. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve ir a Xanxerê.
Os números atualizados dão conta de que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas pelo temporal isolado, em Xanxerê. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas. As informações preliminares aponta que 2,6 mil residências foram afetadas pelo evento. Mais de 300 pessoas receberam atendimentos médicos e mais de 120 foram hospitalizadas. Duas mortes foram confirmadas.
A Defesa Civil ainda trabalha no levantamento de desalojados e organiza ações de atendimento emergencial aos flagelados. Três coordenadores regionais da SDC estão na cidade e contam com o apoio de centenas de profissionais que compões o Grupo de Ações Coordenadas (Grac). São forças de segurança e de serviços essenciais para atendimento nesse momento complexo no município.
A Defesa Civil já destinou cerca de 30 rolos de lonas para Xanxerê, 570 kits de acomodação. 630 colchões, 300 cestas básicas. A prefeitura de Jaraguá do Sul, doou mais 500 colchões e mil cobertores, recebidos em eventos anteriores e que serão destinados as vítimas.
Fonte: CP











