Passados quatro dias do 30º Rodeio Internacional de Vacaria, 80 mil pessoas já adentraram no Parque Nicanor Kraemer da Luz, o Parque da Ferradura, em Vacaria. Com o início das provas artísticas, amanhã, 04, quarta-feira, a expectativa para 300 mil pessoas será facilmente atingida até o final da tarde de domingo. A interpretação é do Patrão Neuri Fortuna, do CTG Porteira do Rio Grande, organizador do evento (foto, em entrevista à Rádio Planalto).
O 30º. Rodeio de Vacaria está sendo considerado o maior do Brasil e da América Latina, com premiação superior a R$ 400 mil e um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Mais de 25 mil pessoas estão acampadas nas áreas artística, campeira e popular. Uma cidade de lona que exigiu a instalação de 16 geradores de energia elétrica, além de cerca de 500 pessoas na limpeza e segurança, incluindo a participação da Brigada Militar.
A estrutura conta com 20 banheiros públicos com sanitários e chuveiros. A área de 75 mil hectares é coberta, também, por árvores nativas, pinheiros e eucaliptos. A concha acústica (local dos shows) tem capacidade para acomodar 5 mil pessoas. Ao redor, com as ruas lotadas, esta capacidade é duplicada.
No parque estão instalados cerca de 200 estabelecimentos comerciais que vendem desde salgadinhos a costelão assado na brasa, em horários que vão das 08 horas às 02 horas da madrugada. Uma farmácia, posto médico, duas agências bancárias e um supermercado também estão a disposição dos tradicionalistas.
Os palcos de shows e da lona onde acontecem os fandangos recebem, até domingo, mais de 50 shows de consagrados grupos e nomes da música gaúcha. Lançamentos de Cds e DVDs, além da gravação de DVDs, fazem parte do cotidiano de músicos e cantores nativistas.
Na área campeira, mais de 700 lotes, com cerca de 5 mil pessoas estão acampadas. A Delegação do Quadro de Laçadores Os Praianos, de São José (SC), está em Vacaria com 25 caminhões que transportaram a logística e os animais. São 150 integrantes para competirem nas mais diversas modalidades da campeira.
Este é o Rodeio Internacional da Vacaria, considerado o maior evento do gênero na América Latina.
Texto: Dilerman Zanchet
Fotos: Marcelo Albuquerque (Rádio Planalto)