O segundo dia da Expodireto Cotrijal 2023, início com o tradicional café da manhã para a imprensa realizado pela Emater/RS. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (07), na Casa da Família Rural.
O principal objetivo de sua realização foi apresentar a estimativa final da Safra Verão 2022/2023. Mais uma vez os reflexos da estiagem estiveram no foco dos assuntos e os mecanismos que serão desenvolvidos para combater os prejuízos.
Em seu discurso o presidente da Cotrijal Nei Manica ressaltou a importância da Emater para a evolução da feira. “A partir do momento que a Emater ingressou na Expodireto observamos uma qualificação ainda maior nas informações repassadas para o homem do campo”, destacou Manica.
Ainda se fizeram presente o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini; secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes e a secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann.
Na região de Passo Fundo a Emater realizou a estatística de 638.531 hectares com relação ao soja. E na safra de 2022/2023 teve uma produção de 1.810.873 toneladas. No Rio Grande do Sul, a estimativa atual é que a produção feche em 14.169.329 toneladas. O Presidente da Emater/RS e Superintendente-Geral da Ascar, Christian Wyse de Lemos, destacou que grande parte das lavouras ainda não realizaram a colheita.
[foto=105012]
Fotos: Rodrigo Oliveira (Planalto News)