Grupo Planalto de comunicação

Expointer: agricultura familiar em destaque

Dona Irene, de Nova Prata, é uma das 170 expositoras do Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer.

Ela conta que fabricam em torno de 700 kg de salame e 300 de copa por mês, com carne produzida na propriedade da família. Com isso conseguiu segurar os dois filhos na agricultura. Hoje até as notas trabalham na agroindústria da família.

O Pavilhão da Agricultura Familiar foi inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (29/8), com o anúncio de duplicação do espaço e do número de agroindústrias expositoras já para a Expointer 2014. A declaração é do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, durante Abertura Oficial feita pelo governador Tarso Genro e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. “Vamos dobrar o número de agroindústrias, garantir a qualidade e a marca de ser o pavilhão mais visitado da Expointer”, afirmou Pavan. Participaram da abertura oficial o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, além de secretários, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Na Expointer 2013, que acontece até o próximo domingo (1º/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, 177 estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar comercializam produtos da agricultura familiar, dos pescadores artesanais, dos assentados da reforma agrária, dos indígenas e dos quilombolas. São embutidos, laticínios, doces e conservas, panificados, vinhos, sucos e polpas, cachaça, mel, melado e açúcar mascavo, artesanatos, flores e alimentos orgânicos produzidos por 9.175 famílias. “Em 1999, na primeira feira, eram 30 expositores, abrigados embaixo de lonas”, lembrou o secretário. O atual pavilhão foi construído em 2004 com recursos do Governo Federal, através do MDA.
Facebook
Twitter
WhatsApp