Grupo Planalto de comunicação

Expointer – Criação de búfalos é atração novamente no Espaço da Emater/RS-Ascar

Foto: Emater (Divulgação)

O carisma e a docilidade dos búfalos conquistaram o público que visitou o Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer no ano passado. Repetindo o sucesso, a bubalinocultura ganha destaque novamente na 47ª Expointer. Além de conhecer mais sobre a atividade, os visitantes também podem ter contato com os búfalos e até realizar a montaria em um dos animais que já ganhou fama na última edição, o Soberano.

A atividade da bubalinocultura tem como característica o fácil manejo e se destaca pelos diferenciais da carne e do leite. O búfalo é considerado um animal de dupla aptidão (serve tanto para carne, como para leite) e também é um animal de tração, por isso, permite-se a montaria, pela sua docilidade.

E por falar nisso, o Soberano, búfalo cedido pelo pecuarista Marcos Bottega, de Nova Hartz, continua conquistando os visitantes nesta edição da feira. “Cada vez o pessoal está gostando mais dos búfalos, porque o Soberano é manso e também temos aqui no espaço umas terneirinhas mansas. Todo mundo acha que o búfalo é um animal selvagem, mas a gente está aqui para mostrar a docilidade do animal”, comentou o criador.

Conforme a presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos, Desireé Möller, no Rio Grande do Sul, os rebanhos de búfalos têm crescido nos últimos anos. Aqui no Estado, a criação de búfalos é bem dividida e é possível encontrar grandes criações desde Uruguaiana até Camaquã. Viamão, na Região Metropolitana, é o município com maior número de criadores.

Os búfalos têm um sistema gastrointestinal mais favorável do que o dos bovinos, pois conseguem aproveitar melhor até mesmo a fibra grosseira das pastagens, isso contribui para o ganho de peso mais rápido, se comparado ao bovino, o que é uma vantagem para o produtor rural. A carne magra e o maior rendimento leiteiro também são características que chamam a atenção na bubalinocultura.

A presença dos búfalos no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer tem o intuito de divulgar essas novidades acerca da atividade, tanto para os produtores rurais, que podem apostar na criação de búfalos como alternativa de geração de renda, como para o público consumidor, para que se familiarize e passe a consumir os produtos oriundos da atividade.

Facebook
Twitter
WhatsApp