Pelo menos 20 bairros de Passo Fundo registram falta d’água desde a sexta-feira (21), com pequenos intervalos de abastecimento. A situação torna-se ainda pior com as altas temperaturas registradas no período.
Em nota, a Corsan informou que na sexta-feira, motores responsáveis pelo bombeamento de água já haviam apresentado falhas e o sistema de abastecimento estava em recuperação.
Já no domingo (23) a Corsan localizou em uma área de mata, às margens da perimetral ERS-324, um rompimento na canalização de água bruta, da Barragem da Fazenda. A ocorrência impactou a produção de água tratada. A captação do Arroio Miranda segue operando mas não tem capacidade para suprir toda a demanda. Recomenda-se o consumo consciente da água.
Conforme a Corsan, o fornecimento deve ser normalizado gradativamente à noite. Quatro caminhões-pipa estão auxiliando no abastecimento de bairros mais afastados, onde a água está com a pressão mais fraca.
Prefeito Pedro se manifesta
Neste domingo (23), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, se manifestou sobre a situação da falta d’água. conforme Almeida, “há cobrança agilidade da Corsan para resolver as reclamações da falta d’água em vários bairros. Estou em contato com a direção da Companhia para exigir uma resposta rápida e eficaz para restabelecer o fornecimento d’água”.
Ainda, “sobre as inúmeras queixas de moradores em relação a cobranças abusivas, acionamos o Procon municipal, que instaurou um processo administrativo contra a Corsan”.