A falta de abastecimento de água em diversos pontos de Passo Fundo desde o final de semana marcou as manifestações dos vereadores durante a Sessão Plenária da Câmara nessa segunda-feira (24). Em suas falas na Tribuna, os parlamentares apontaram a crítica situação enfrentada por moradores de diversos bairros da cidade, bem como cobraram maior agilidade na resolução do problema por parte da Corsan/Aegea.
Conforme divulgou a empresa, o rompimento de uma adutora afetou o abastecimento no município. Os vereadores mencionaram casos de famílias que enfrentavam dificuldades na rotina de limpeza, alimentação e higiene e destacaram que o papel do Legislativo é defender o interesse da comunidade.
Utilizando seu espaço de comunicação de presidente, o vereador Gio Krug (PSD) destacou que todos os vereadores trabalharam muito nos últimos dias buscando soluções.
“Independente de ser situação ou oposição, todos nós estamos trabalhando, cada um com as ferramentas e com os contatos que têm. É isso que vi nessa Casa, nesse final de semana”, disse. Além disso, Krug cobrou, em nome do Parlamento, a rápida resolução do problema que afeta o fornecimento de um bem fundamental para as pessoas. “Problemas acontecem, mas a concessionária tem que ter capacidade de resolvê-los de uma forma rápida. E lembro que esta Casa vai fazer todos os movimentos necessários para atender a população”, garantiu.
Ações do Legislativo
Há várias semanas, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo está mobilizada em torno do tema. Além do abastecimento, demais serviços prestados pela concessionária foram pauta de reunião de parlamentares na sede da Corsan/Aegea em Porto Alegre, no início do mês. Também foi realizada uma reunião na Câmara com a Defensoria Pública, a fim de solicitar providências urgentes acerca dos problemas enfrentados pela população de Passo Fundo, como cobranças abusivas e falta d’água.
Análise de projetos
Ainda durante a Sessão foram analisados oito projetos em primeira discussão prévia na Pauta. Entre as matérias – propostas por vereadores e também pelo Executivo – estão algumas ligadas à segurança pública, transporte coletivo urbano e atenção à pessoa em situação de dependência química. Em segunda discussão prévia estiveram projetos debatidos pelos vereadores, ligados às áreas de saúde, bem-estar, cuidados animais e transparência.
Não houve matéria na Ordem do Dia.