Grupo Planalto de comunicação

Família da comunidade de São Valentim dá exemplo de amor e respeito

O dia sete de abril marca uma data muito especial e cheia de histórias para uma família do interior de Passo Fundo. Há 59 anos atrás os dois irmãos gêmeos Roque e Ramos Dornelles firmavam o compromisso mais sagrado da vida de um casal com as irmãs Adelaide e Amélia Ficagna. Em uma festa que reuniu diversos amigos e familiares, os irmãos se casaram na mesma igreja e iniciaram suas vidas de casados praticamente juntos.

A vida difícil dos jovens casados começou com os quatro dividindo a mesma casa, com apenas uma parede dividindo os espaços a fim de preservar a privacidade de cada um. E assim foi por durante nove anos até cada um dos casais ter a possibilidade de iniciar uma vida em um rancho próprio.

Roque e Amélia tiveram seis filhos. Três homens e três mulheres que cresceram e continuam morando em Passo Fundo. Já Ramos e Adelaide geraram nove filhos. Oito mulheres e um único filho homem; o bendito fruto entre as mulheres como diz Dona Adelaide.

Pequenos agricultores e oriundos de uma família humilde de colonos, a vida não foi fácil para os irmãos-compadres, mas independente das adversidades da vida e o peso da idade, os quatro são possuidores de uma alegria e lucidez incrível. Os gêmeos, hoje com 80 anos de idade, seguem lidando na roça e nas tarefas de manutenção de suas propriedades. As irmãs, Adelaide com 79 anos e Amélia com 75, também continuam “inventando moda” e “fazendo arte” na cozinha e no capricho com as casas, afinal de contas, casas que estão sempre prontas para receber os filhos, netos e bisnetos que costumam movimentar a morada dos Dornelles.

Em conversa com a equipe de reportagem da Rádio Planalto, muitas histórias foram contadas. Momentos de alegria e tristeza foram compartilhados. Porém, em meio a um universo recheado de fatos ocorridos durante estes 59 anos, o que mais nos marca é o carinho e o amor que ambos os casais expressam. Que esta linda história de amor verdadeiro sirva de exemplo para os jovens casais que estão iniciando uma vida a dois. O amor e o respeito ainda existem e podem durar para sempre.

Que venham os 60 anos deste lindo matrimônio em 2016.

Facebook
Twitter
WhatsApp