A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro rendeu pontos a adversários diretos do Grêmio na luta contra o rebaixamento. O Juventude bateu o Atlético-MG por 3×1 e ultrapassou o Tricolor. Já Fluminense e Criciúma ficaram no 0x0 – ou seja, cada um levou 1 ponto. Assim, a equipe dirigida por Renato Portaluppi entra em campo nesta quarta-feira (27) distante 2 pontos do Z-4.
Para o duelo diante do Cruzeiro, que ocorre às 21h no Estádio Mineirão, Portaluppi conta com Soteldo, Villasanti e Aravena. Já Rodrigo Ely está lesionado. O time provável do Grêmio para hoje tem Marchesín; João Pedro, Geromel (Rodrigo Caio), Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
O Cruzeiro, por sua vez, vem de perder do título da Copa Sul-Americana para o Racing da Argentina. O técnico Fernando Diniz está pressionado e não conta com o ex-Grêmio Ramiro, suspenso.
Fazendo as contas
Hoje o Grêmio é o 15º colocado, com 40 pontos. Derrota não muda a situação. Porém um empate o leva ao 14º lugar, ultrapassando o Athletico no número de vitórias. E, caso vença em Belo Horizonte, o Tricolor avança para o 11º lugar, deixando para trás também Vasco e Juventude. A zona de rebaixamento é aberta pelo Criciúma, com 38 pontos.