A expansão tecnológica evidencia-se entre adolescentes e jovens. Tanto que é comum ouvirmos a expressão de que essa geração, praticamente, nasceu com um celular nas mãos! O que os torna mais aptos e conectados com as tecnologias inovadoras existentes hoje.
E para inseri-los na Feitech 2023 (Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Geração de Conteúdo), que acontecerá de 14 a 17 de setembro em Passo Fundo, a organização da feira iniciou ações pontuais voltadas a esse público. Ideias e formatos de inserção dos estudantes das redes municipal e estadual de ensino começaram a ser desenhadas no dia 23 de junho, quando a coordenação da feira reuniu-se com a equipe de trabalho formada pela Secretaria de Educação e Secretaria de Inovação de Passo Fundo, 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE) e Sebrae. Esta iniciativa faz parte do projeto Despertar, que tem o propósito de envolver os alunos na Feitech, incentivando-os a vivenciar as diversas possibilidades surgidas com a inovação.
Segundo o coordenador da Feitech, Evandro Silva, “o objetivo é termos um espaço de destaque na Feitech 2023 para exposição de trabalhos, projetos de inovação desenvolvidos por alunos em sala de aula”.
Em razão de os alunos participarem do evento, os assuntos tecnologia, inovação e geração de conteúdo serão temas de atividades realizadas no ambiente escolar. “Durante a Feitech vamos fazer um Pitch com os projetos expostos. O vencedor de cada rede ganhará uma mentoria”, informa Silva. Ele ainda ressalta que estão previstos workshops, oficinas que abordarão o uso das novas tecnologias e inovação no meio escolar. “Vamos reunir no palco Feitech professores das redes municipal e estadual para debater ‘Como diminuir o distanciamento dos professores com os alunos em um mundo cada vez mais tecnológico’”.
As entidades integrantes do Projeto Despertar são Secretaria de Educação e Secretaria de Inovação de Passo Fundo, 7ª CRE, Sebrae e coordenação da Feitech.
(Foto: Divulgação)