O público de Casca e Não-Me-Toque, regiões do Planalto Médio e Alto Jacuí, tiveram um encontro marcado para saber mais sobre inovação e novas tecnologias, através da Feitech Pocket 2023, realizada no dia 19 de maio, em ambos os municípios.
O coordenador da Feitech (Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Geração de Conteúdo), Evandro Silva salienta que os pockets são uma forma de aproximar a região, levando palestrantes que abordam temas relevantes, atuais sobre inovação e tecnologia.
Na primeira edição dos pockets, o palestrante Leandro Nascimento, CEO da Meta4Chain apresentou temáticas do Metaverso, Inteligência Artificial, entre outros assuntos do segmento tecnológico. Segundo ele, o Metaverso é uma realidade virtual imersiva e interativa que busca passar uma sensação de realidade e possui toda uma estrutura no mundo real para isso. Nele, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muito mais.
“Nos pockets da Feitech abordei os conceitos, trazendo os dois lados da visão da sociedade, o lado pessimista e o otimista, dados globais de tendências, assim como índices de novas profissões que irão surgir. O que já estamos vivenciando no mercado atualmente, e a necessidade de que hoje, 40% da população tem que se atualizar”, pontua Nascimento.
Quanto ao uso de equipamentos VR (dispositivos, como óculos, capazes de colocar o usuário em imersão completa dentro de um ambiente simulado), o CEO da Meta4Chain, explica que é exatamente como se estivéssemos em um ambiente real, porém estamos caminhando, trabalhando ou fazendo um treinamento dentro de um ambiente digital e totalmente interativo. Conforme o palestrante, podemos utilizar efeitos visuais e sonoros, bem como gadgets que simulam, de forma virtual, um ambiente real. Nesse sentido, o usuário pode interagir com o que está vendo ou não, de acordo com as configurações do sistema. “Hoje, você tem várias maneiras de acessar o Metaverso, pode ser de modo 100% imersivo, através de óculos de realidade virtual, ou através de seu computador”.
Em relação ao uso do Chat GPT, que consiste num recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana, e que pode escrever artigos, notícias e redações até criar códigos inteiros de programação, ajudar a encontrar erros e bugs em código, entre outras tarefas, Nascimento enfatiza que é necessário que o usuário possua conteúdo para saber solicitar o que precisa de resposta. Ele reitera que a programação de inteligência artificial só pode responder aquilo de dados que serão solicitados.
Na visão do palestrante, a realização dos pockets são fundamentais, pois “oxigenam de modo muito técnico e com seriedade o que está acontecendo no mercado global”. Da mesma forma que transmitem, de maneira prática, o que pode ser utilizado como ferramentas de negócios.
A respeito da expectativa para a Feitech 2023, “eu vejo que a organização terá um grande trabalho para superar a versão 2022. E isso é muito positivo ao público e empresas participantes, pois agregará um valor intangível aos negócios, principalmente, quando a pauta é tecnologia. Que seja um evento surpreendente”, almeja Nascimento.
[foto=108396]
Foto 1: Leandro Nascimento, CEO da Meta4Chain, apresentou temas de inovação e tecnologia (Foto Divulgação)
Foto 2: Casca e Não-Me-Toque receberam a primeira edição da Feitech Pocket 2023 (Foto Divulgação)