Uma reunião, no auditório do Ministério Público de Passo Fundo, para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no sentido de prevenir e coibir o uso de bebidas alcoólicas nas festas juninas das escolas públicas e privadas dos Municípios integrantes da Comarca de Passo Fundo.
A Promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze Cirne, destacou que o encontro faz parte de uma série de ações que vêm ocorrendo há 11 anos com o objetivo de inibir o uso de qualquer bebida alcoólica nas festividades juninas, principalmente o tradicional “quentão”, que normalmente é produzido com vinho. Os órgãos que estavam presentes relataram que a maioria das escolas já incorporou essa cultura em todos os estabelecimentos escolares, o que foi avaliado como extremamente positivo, uma vez que o vinho do quentão vem sendo substituído por suco de uva, além de existir estabelecimentos que oferecem outras alternativas, como chás, sucos, chocolate quente.
Ana Cirne ressaltou, ainda, a importância de divulgar a toda a comunidade escolar o fato de que vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é crime. Destacou, ainda: “mesmo que muito se tenha avançado em relação às festas e comemorações nas escolas, é sempre importante reafirmar esse compromisso, de prevenção aos direitos das crianças e adolescentes, compromisso que é de todos”.
Por fim, foi constituída uma comissão, como nos anos anteriores, para orientar e fiscalizar a comunidade escolar durante as festividades, e a Promotora de Justiça entregou Recomendação à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e às Secretarias Municipais de Educação sobre o assunto, para que repassem às escolas públicas e privadas. Os colégios devem estar cientes de que, se for identificado o fornecimento de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, serão responsabilizados.