Grupo Planalto de comunicação

Festejos Farroupilha de 2023: programação é apresentada ao Governo do Estado

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta terça-feira (8), um café da manhã campeiro que reuniu duas celebrações – o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 e a entrega da Medalha Simões Lopes Neto. O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha 2023.

Participaram da cerimônia o governador Eduardo Leite, a titular da Sedac, Beatriz Araujo, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, a secretária-adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023, Maria Luiza Benitez. Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Henry Ventura, membros da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, secretários estaduais, representantes da imprensa e demais autoridades convidadas.

Em sua fala, o governador Eduardo Leite enfatizou a riqueza e a diversidade da cultura gaúcha. Citando como símbolos o Galpão Crioulo, as roupas, as pilchas, a música, a dança e a gastronomia, o governador enalteceu a alma do gaúcho e o espírito rio-grandense. “Esse espírito, forjado na luta, em batalhas, é o espírito de quem não se contenta com pouco, de quem quer mais. É o espírito de quem quer liberdade e uma vida melhor”, afirmou o governador.

“Essas são as lutas travadas no passado e que eventualmente nos dividiram. Hoje, é uma luta diferente. Se há cem anos se passou uma revolução, hoje nós temos uma revolução por dia. Não para pegar em armas, mas para ocupar espaços. É uma luta que transforma a palavra, a caneta e outras ferramentas em arma. Isso está acontecendo com as mulheres que ocupam seus espaços e com as pessoas – independentemente da raça, da crença religiosa, da orientação sexual – que ocupam seus lugares na sociedade. Tudo isso é revolução”, salientou o Leite.

A secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, destacou a importância dessas comemorações para a cultura do Estado. “Este é um momento especial, em que retornamos ao Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para lançarmos os Festejos Farroupilhas de 2023 e para reconhecermos aqueles que fazem parte da nossa história e que contribuem durante toda a vida, com sua vocação, talento e trabalho, para fortalecer a nossa cultura”, ressaltou Gabriella. “A cada ano, nos Festejos Farroupilhas, renovamos o nosso orgulho pelo Rio Grande do Sul, pela nossa cultura, pela nossa história, pelo nosso pertencimento, pela nossa identidade que é tão singular.”

CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO/ESTADO-RS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais