As cidades de Passo Fundo e Marau recebem, entre os dias 13 e 16 de junho, o Festival Baillar 35 anos, que promete ser um dos maiores eventos de dança do norte do estado. Com uma trajetória de transformação cultural e formação artística, o festival celebra as mais de três décadas de história da Baillar Centro de Danças, idealizadora do evento.
Entre os destaques da programação, está a Mostra Competitiva, que reunirá grupos de bailarinos em diferentes modalidades como danças urbanas, dança de salão, danças populares, dança escolar e dança 50+. As apresentações gratuitas ao público acontecem nos dias 13, 14 e 16 de junho, na Casa de Cultura da cidade de Marau, e prometem emocionar o público com a diversidade e qualidade técnica dos participantes, além de contar com um júri repleto de profissionais de renome. As inscrições para a mostra competitiva devem ser realizadas pelo link na bio do instagram da Baillar até o dia 30 de maio.
A programação inclui ainda oficinas de dança e diálogos culturais, ambas com a presença do bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, referência nacional na dança de salão, que integra o corpo de jurados da mostra. Carlinhos também participará de atividades especiais durante o evento, como o Jantar Show Baile que acontece no dia 14 de junho, no Clube Comercial de Passo Fundo, fortalecendo o compromisso do festival com a formação, a inclusão e a valorização da arte da dança.
Para a proprietária e professora da Baillar, Raquel Rubert Pereira, o festival é mais do que uma celebração: “São 35 anos dançando com a comunidade e formando pessoas através da arte. Este festival representa a resistência da cultura, o poder da dança de transformar vidas e o orgulho de seguir promovendo eventos que entram para a história da nossa região”, afirma.
Como forma de marcar oficialmente o início das comemorações, a Baillar promove um Café de Lançamento exclusivo para convidados e imprensa no dia 15 de maio, apresentando os detalhes da programação e a dinâmica das festividades de aniversário.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui o patrocínio da Rede de Farmácias São João, Comercial Zaffari e Stok Center, apoio da Prefeitura de Marau, Prefeitura de Passo Fundo, Colégio Franciscano Cristo Rei, Clube Comercial e SESC/Fecomércio-RS. O planejamento cultural é da Baillar Centro de Danças.