Grupo Planalto de comunicação

Festival de Folclore leva diversidade cultural aos bairros de Passo Fundo e encanta comunidade

Foto: Júlio Ferreira

Nesta semana, o XVI Festival Internacional de Folclore está levando espetáculos vibrantes aos bairros de Passo Fundo. Na terça-feira, o bairro Nenê Graeff recebeu as apresentações, na EMEF Santo Agostinho. Os moradores tiveram a oportunidade de assistir aos grupos da Paraíba, México, Pará e República Tcheca, que também realizaram uma oficina cultural no local.

O festival, além de celebrar as tradições folclóricas, promove empatia e respeito pelas diferenças culturais, valores essenciais na formação de cidadãos globais. Jeri Santos Pereira, moradora do bairro, descreveu a experiência como única. “Foi muito emocionante receber esses grupos aqui. O nosso bairro é muito bom e os moradores merecem essa visita maravilhosa. Foi um presente para nós podermos assistir à apresentação dos grupos!”, destaca Jeri.

A ampliação dos bairros na programação é uma das grandes novidades do festival, aproximando a cultura de diferentes partes da cidade. Carmen Lucia de Lima Beaone, uma espectadora assídua, elogia a iniciativa. “Agora ficou muito mais fácil poder acompanhar, porque não temos gastos com transporte e ficamos pertinho de todo o colorido e alegria dos dançarinos e músicos”, aponta Carmen.

Além de proporcionar entretenimento, o evento cria um ambiente de celebração e troca mútua, onde os participantes internacionais compartilham suas culturas e aprendem uns com os outros. Amanda do Prado, que acompanha o festival desde a infância, ressalta a importância dessa proximidade. “Hoje, se os grupos não viessem aqui no bairro, eu não teria como ver e me encantar com este movimento. Estou adorando esta proximidade do Festival perto da minha casa”, frisa Amanda.

A presença dos grupos folclóricos nos bairros amplia os horizontes de quem assiste aos espetáculos. Alisson de Oliveira compartilha sua experiência. “Assistir às apresentações dos grupos folclóricos faz parte da minha vida desde criança, quando eu assistia com o grupo da minha escola. Hoje, faço questão de mostrar para os meus três filhos a beleza das apresentações. Ter os grupos aqui perto de casa faz com que a gente não altere a rotina para participar do Festival e proporciona esta troca de cultura”, reflete Alisson.

Com apresentações em dez bairros diferentes, o Festival de Folclore de Passo Fundo reforça seu compromisso em levar cultura e diversidade para todas as partes da cidade, fortalecendo o sentimento de comunidade e o apreço pela diversidade cultural.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais