A Confederação Norte-Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro (CNATGB) realiza, de 29 de agosto a 26 de setembro de 2026, o Festival Gaúcho Norte-Americano. As atividades serão realizadas em diferentes localidades dos Estados Unidos e do Canadá e terão a participação de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e grupos da comunidade brasileira.
A programação tem atividades relacionadas à cultura do Rio Grande do Sul, incluindo dança, música, gastronomia, chimarrão, esportes, palestras e cursos.
Abertura
A abertura do festival será realizada no dia 29 de agosto, às 14h, no Danbury Museum, localizado na 43 Main Street, em Danbury, Connecticut.
A organização da abertura será do CTG Amigos do Rio Grande. A cerimônia terá o acendimento da Chama Crioula Paixão Côrtes.
Também estão previstas atividades relacionadas à história do Rio Grande do Sul e à Semana Farroupilha.
Programação cultural
Durante as quatro semanas de programação, serão realizadas apresentações de grupos de danças tradicionais e shows de músicos nativistas.
As atividades também incluem oficinas sobre o preparo e o consumo do chimarrão. Na área de gastronomia, serão realizadas ações relacionadas ao churrasco e ao xis gaúcho.
A programação terá ainda palestras e cursos voltados à formação tradicionalista.
Atividades esportivas
O festival contará com torneios de bocha e partidas de futebol.
Algumas partidas de futebol terão participantes usando bombachas, peça utilizada na indumentária tradicional gaúcha.
As atividades esportivas fazem parte da programação organizada pelas entidades tradicionalistas participantes.
2ª Caravana Gaúcha da Costa Leste
Entre os dias 13 e 20 de setembro será realizada a 2ª Caravana Gaúcha da Costa Leste.
A atividade será organizada pelo Conjunto Folclórico Arte Nativa e passará por localidades da costa leste dos Estados Unidos.
A programação da caravana inclui apresentações de música e dança e atividades com integrantes da comunidade brasileira e de grupos tradicionalistas.
Mateada em Nova York
No dia 20 de setembro, data do Dia do Gaúcho, será realizada uma mateada na Times Square, em Nova York.
A atividade terá início às 12h e reunirá integrantes dos CTGs dos Estados Unidos e do Canadá, além de participantes da comunidade brasileira e do público.
Durante a mateada, os participantes poderão compartilhar o chimarrão.
A organização também prevê a exibição de imagens, símbolos e paisagens do Rio Grande do Sul nos painéis eletrônicos da Times Square.
A atividade em Nova York faz parte da programação do festival e está prevista para o dia de encerramento de parte do circuito de eventos.
Tradição gaúcha no exterior
A CNATGB reúne entidades tradicionalistas brasileiras que desenvolvem atividades nos Estados Unidos e no Canadá.
Os CTGs realizam eventos relacionados à dança, música, culinária, história, indumentária e costumes do Rio Grande do Sul.
O Festival Gaúcho Norte-Americano concentra parte dessas atividades durante o período da Semana Farroupilha.
A programação segue até 26 de setembro, com eventos organizados pelas entidades participantes em diferentes localidades dos dois países.










