Satélite para avaliar saúde da Terra – EUA
A NASA pretende lançar esta terça-feira (06) um satélite que permitirá analisar os “sinais vitais” da Terra e alcançar uma melhor compreensão da saúde do planeta, especialmente os oceanos e a atmosfera.
Se trata de um satélite que vai fornecer detalhes do oceano, especialmente das microalgas (fitoplâncton), que nunca tinham sido alcançados antes.
O fitoplâncton representa apenas 1% da massa vegetal total do planeta (incluindo terrestre), mas mesmo assim gera entre 50% a 60% do oxigênio que estão disponíveis no planeta.
Rei Charles III é diagnosticado com câncer – Reino Unido
O Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca do Reino Unido, informou que o rei Charles III está com câncer. O pronunciamento relata que o rei passou recentemente por um procedimento médico em razão de um aumento benigno da próstata. Nesse momento, os médicos perceberam um possível problema não relacionado com o procedimento original.
Não houve especificação do tipo de câncer que foi encontrado, mas foi destacado que não é câncer de próstata. A nota afirma também que Charles III está otimista com o tratamento e ansioso para retornar aos compromissos públicos assim que possível. Ele, no entanto, não ficará afastado totalmente dos seus deveres como rei, e deverá despachar em seu gabinete, no próprio palácio.
Charles III se tornou rei da Inglaterra aos 74 anos, no dia 6 de maio de 2023, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Ela ficou no trono por 70 anos, o maior reinado britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado. Como brincou um usuário do X(antigo Twitter): “esse Rei Charles III é um fanfarrão hein, demorou mais de 70 anos pra começar a trabalhar e em menos de 1 já tá metendo atestado?”
esse Rei Charles III é um fanfarrão hein, demorou mais de 70 anos pra começar a trabalhar e em menos de 1 já tá metendo atestado? pic.twitter.com/pV9cR6eJpA
— maybe, tmarangon (@maybetmarangon) February 5, 2024
Adiamento da eleição presidencial causa protestos – Senegal
Grupos tentaram se reunir no local para protestar contra o adiamento da eleição presidencial de Senegal de 25 de fevereiro, uma medida que causou raiva e agitação em todo o país no fim de semana.
Enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem, os parlamentares começam debater um projeto de lei que prevê o adiamento da eleição para 25 de agosto e estenderia o mandato do presidente Macky Sall até a posse de seu sucessor.
A União Africana juntou-se na segunda-feira a um coro de apelos de organismos regionais e governos ocidentais para que uma nova data eleitoral seja marcada o mais rapidamente possível.
O projeto de lei de adiamento precisa ser apoiado por pelo menos três quintos da Assembleia Nacional para ser aprovado.
O medo dos protestantes é de que o tal adiamento possa abrir a porta para adiamentos subsequentes e permitir ao presidente fazer muitas coisas no meio tempo.
Cidadãos fazem fila após ministra dizer que atenderia quem passa fome – Argentina
Argentinos fizeram uma fila que alcançava 20 quarteirões em frente ao gabinete da ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello, em Buenos Aires, após ela dizer, na última semana, que atenderia “pessoas que passam fome, uma por uma”, em vez de intermediários e lideranças.
O movimento começou por volta das 9h desta segunda-feira (05). A manifestação foi organizada pelo sindicato dos trabalhadores Utep (União de Trabalhadores e Trabalhadoras da Economia Popular, na sigla em espanhol).
O Presidente Millennial ou o “Ditador mais legal do mundo”? – El Salvador
O presidente Nayib Bukele, chamado de “o presidente millennial” conseguiu o feito de ser o primeiro reeleito em um século em El Salvador, algo que era inconstitucional. Para contornar isso, ele tomou o controle do Legislativo e do Judiciário do país.
Após as eleições, declarou-se vencedor antes de os salvadorenhos conhecerem os resultados oficiais, numa apuração obscura, em que o site do TSE ficou três horas fora do ar, e a imprensa foi barrada da contagem preliminar.
Neste segundo mandato — inconstitucional por natureza e permitido graças a juízes nomeados por ele — Bukele governará absoluto, em regime de partido único. No ano passado, o Congresso foi reduzido de 84 para 60 legisladores, e o número de municípios caiu de 262 para 44.
O resultado dessa manobra foi anunciado menos de duas horas após o fechamento das urnas pelo próprio presidente: “Vencemos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 de 60 deputados”, proclamou.
Bukele abriu o caminho para solidificar, assim, o regime ditatorial em El Salvador, ainda que desfrutando de enorme prestígio entre a população. Essa incongruência que rendeu a ele o apelido de “ditador mais legal do mundo”. Sem opositores, ele afastou do Congresso os dois principais partidos – o esquerdista FMNL e o direitista Arena — e vai ter aval para manter o regime de exceção, em vigor desde março de 2022, e mudar o sistema político do país, como bem entender.
No palanque da vitória, Bukele chamou seu modelo de democrático. Comemorando que “toda a oposição em conjunto foi pulverizada”.
A propaganda do presidente se escora na redução de homicídios, no combate às gangues MS13 e Barrio 18, no encarceramento de mais de 70 mil pessoas — que representam 1% da população — e na construção de uma megaprisão, que ele se vangloria de ser a maior do continente.
Tudo isso assegurou a Bukele o título de presidente mais popular da América Latina, mas que, num paradoxo, está a ponto de consolidar El Salvador como uma ditadura.
Como afirmou em editorial o jornal “El Faro” – que, em função da perseguição do governo, passou a operar na Guatemala – os próximos cinco anos apenas prometem intensificar a concentração de poder, a utilização de bens e pessoal do Estado, a opacidade, a repressão e a punição.
Sem surpresas, os eleitores ratificaram o bukelismo de forma acachapante, e, apenas, por isso, o mandatário nem precisaria fazer o papel de porta-voz do Tribunal Eleitoral e anunciar os resultados eleitorais por conta própria, como ocorreu na noite de domingo (4).