Grupo Planalto de comunicação

Fiscais agropecuários realizam campanha em Passo Fundo contra a terceirização da inspeção animal

Está sendo realizada em nível nacional uma campanha contra a terceirização  do serviço de inspeção animal por parte dos fiscais agropecuárias. Nesta quarta-feira acontece distribuição de material em vários pontos da cidade de Passo Fundo, apontando as reivindicações da categoria. Os protestos acontecem pela proposta de terceirização dos fiscais, colocada pela atual gestão do Ministério da Agricultura.

A realização é do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA) e a Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (ANTEFFA).

De acordo com as instituições sindicais, a proposta de terceirização dos fiscais, colocada pela atual gestão do Ministério da Agricultura, é prejudicial ao consumidor porque tira a legitimidade nos serviços prestado.
No modelo proposto pelo Ministério, os profissionais que atuam na fiscalização dos produtos de origem animais (sejam carnes, ovos, mel ou carnes processadas, como salsichas) deixam de ser funcionários concursados do governo e passam a ser contratados pelos donos do estabelecimento, o que, de acordo com os sindicatos, retira a ‘confiabilidade’ de que a fiscalização será aplicada sem que haja pressões como a ameaça de perda do emprego. 

Ainda de a cordo com os sindicatos, é durante esse processo de fiscalização que se verifica o controle da higiene do local, do uso dos equipamentos obrigatórios dos funcionários, do bom funcionamento das máquinas e câmaras frigoríficas, do adequado meio de transporte dos alimentos até os locais de venda.

Facebook
Twitter
WhatsApp