Na sexta-feira, 27 de março, a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Secretaria Municipal de Saúde formaram a primeira turma da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. A solenidade realizada no auditório da UPF, teve a presença de autoridades acadêmicas, institucionais, residentes e familiares.
A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da UPF (COREMU), Dirce Teresinha Tatsch, destacou que os programas de residência são um projeto de educação permanente do ministério, que tem o objetivo de qualificar os profissionais. “Colocar em prática essa rica experiência que, pela carga horária de 5.760 horas, quase de uma nova graduação, possibilita qualificar ainda mais o atendimento às pessoas, seja qual for o âmbito que o profissional irá atuar”. Dirce salientou que foi uma honra contar com a parceria do HSVP desde 2013, e que no momento está em andamento a terceira turma de residentes multiprofissionais.
Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, o desafio de trabalhar com a prefeitura e os hospitais estabelece uma integração muito positiva para todas as áreas. Nesse sentido, ele ressalta que a primeira turma de especialistas deixou todos muito contentes, pois quanto mais integrado trabalharem, melhor será os cenários de prática e no filnal, a população ganha com esse trabalho multiprofissional.
Representando o HSVP, os seus 3100 funcionários, 700 médicos e 150 residentes, o administrador do HSVP, Ilário De David, cumprimentou os residentes, seus familares e os preceptores. Inicialmente, ele evidenciou que houve uma grande parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação, o Hospital São Vicente de Paulo, a Universidade de Passo Fundo e a Secretaria Muncipal de Saúde, criando uma rede de insitituções que permitiu a aprovação da Residência Multiprofissional. “Foi uma parceria que deu certo. Nós estávamos acostumados a ter médicos residentes e precisávamos, há muito tempo, ter um trabalho mais multidisciplinar. Então, vocês vieram preencher essa lacuna, o que melhorou o relacionamento interdisciplinar no hospital e trouxe ganhos para o paciente”. Quanto ao volume de atendimentos, ele enfatizou que, em dois anos, os residentes cuidaram e trataram de milhares de pessoas, e isso é o que destaca Passo Fundo de outros centros.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Artur Rosa Filho, agradeceu aos residentes, afirmando que eles fizeram a diferença lá na ponta para a comunidade de Passo Fundo, e também ressaltou a importância da iniciativa das instituições parcerias.
Vivência interdisciplinar que faz a diferença
Em seu discurso, Douglas Pegoraro, fisioterapia do Programa de Atenção ao Câncer, relatou que concluíram a residência com o que há de melhor na área da saúde, com capacidade de se relacionar, de trabalhar em conjunto com outras profissões, capacidade essa que parece fácil na teoria, mas que na prática não é fácil. “Quem ganha é a população que recebe uma saúde de melhor qualidade. A nossa missão é trabalhar para que essa qualidade não se perca. Somos sim elementos chave para o desenvolvimento do atendimento às pessoas. Agradecemos à UPF, HSVP e PMPF, aos preceptores, e todos que estiveram envolvidos nesse processo. Às pessoas que confiaram sua saúde a nós, que são a razão na busca pelo conhecimento”.
A vivência interdisciplinar foi muito importante para Caroline de Oliveira Guarenti, fisioterapeuta que atuou no Programa de Saúde do Idoso. Tanto na área do idoso quanto na do câncer, ela mencionou que conseguiram trabalhar a interdisciplinariedade e, além disso, englobaram todas essas áreas para o bem do paciente. “Nós não conseguiríamos esse resultado em nenhuma outra especialização ou outro tipo de pós”.
Na prática, Caroline afirma que, certamente, conseguiram dar continuidade no atendimento do paciente que estava no hospital, através de visitas domiciliares e do trabalho desenvolvido nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), aonde também realizaram ações de prevenção.











