A Polícia Civil encaminhou ao Ministério Público Estadual o inquérito que investigou as fraudes das catracas da empresa pública Codepas durante o período de 2010 a dezembro de 2012.
A denúncia teve inicio quando o atual gestor,Tadeu Karzescki, indicou a auditoria, na empresa constatando que as catracas eram adulteradas. “Apuramos que havia um esquema envolvendo 15 pessoas que desviavam cerca de mil passagens por dia da empresa, porém, os elementos da investigação apontaram para 9 envolvidos, que estão sendo indiciados por peculato (apropriação de bem público) e associação criminosa” contou o delegado, Claudio Belcamino, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Passo Fundo que apurou o caso. Ainda, segundo indicado pelas investigações, cinco ex-diretores foram apontados ao MP, sob suspeita de improbidade administrativa.
Esquema:
As investigações apontaram que os envolvidos retiravam diariamente o lacre e o pino das catracas, possibilitando a passagem do usuário (passageiro) sem que o o número fosse computado. Dessa forma, o valor era retirado da empresa e dividido entre os envolvidos. De acordo com o delegado, os indiciados pediram a demissão indireta e não participam mais do quadro de trabalhadores da Codepas. “Durante eventos e feiras acontecia uma verdadeira festa, pois era dificil mensurar a quantidade de pessoas usando o transporte. Os suspeitos chegavam a comemorar o lucro com festas regadas a whisky e energético em casas noturnas da cidade”, afirmou o delegado. O caso segue para os desdobramentos da justiça dos envolvidos na fraude.
A Codepas
A Companhia possui uma frota de 36 (trinta e seis) ônibus, sendo 24 (vinte quatro) veículos para transporte urbano que é utilizado no circuito de 12 (doze) linhas diárias e 9 (nove) veículos reserva. Fazem parte dessa frota 6 (seis) novos ônibus adquiridos em 2011. Para atendimento e manutenção possui oficina própria, pátio de lavagem e posto de combustível BR.
A Codepas no ano de 2011 transportou 3 milhões e 923 mil passageiros. Em vista da ascendência da necessidade do passo-fundense usar o transporte urbano na cidade, a previsão para o ano de 2012 foi alcançar a marca de 4,5 milhões de passageiros transportados. Assim, para melhor atendimento da comunidade, a companhia mantém estudo de um projeto para a viabilidade do aumento das linhas diárias.