Grupo Planalto de comunicação

Frente a Frente: alistamento militar deve ser obrigatório ou não?

O programa Frente a Frente, da Rádio Planalto AM (730), tratou nesta quinta-feira (17) do serviço militar no Brasil. O público teve a oportunidade de opinar se o ingresso na carreira deve ser obrigatório ou voluntário.

De um total de 27 membros da Comunidade Europeia, 21 estão optando por um exército profissional. A Áustria realizou recentemente referendo no qual a população optou (59%) pela manutenção da obrigatoriedade do serviço militar. Nos Estados Unidos o fim da obrigação de se alistar foi determinado em 1973 e os interessados podem se habilitar, desde que preencham os requisitos básicos com qualquer idade.

No Brasil o modelo utilizado vem de 1906. Desde então todos os jovens do sexo masculino são obrigados a se alistarem quando chegam aos 18 anos, podendo seguir carreira no Exército, Marinha e Aeronáutica.

No programa da Rádio Planalto, Jorge Bilhar (hoje chefe do escritório regional do IBGE) disse se orgulhar de ter passado pelas forças armadas. Defendeu a manutenção da obrigatoriedade do alistamento.

Já Júlio César Carvalho, outro convidado, também serviu ao Exército e afirma que foi uma experiência muito importante para sua vida. Porém, ele defende mudança na forma de ingresso. Ninguém deve seguir carreira se não é sua opção.

O programa foi apresentado por Luiz Carlos Carvalho.

Facebook
Twitter
WhatsApp