A MetSul Meteorologia alerta que o avanço de uma frente fria trará tempo severo durante esta sexta-feira para o Uruguai, províncias do Norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Aqui no Estado, o sol aparece com nuvens e faz muito calor com máximas perto de 40ºC e sensação de até 50ºC em alguns pontos antes da chuva pela maior umidade.
A frente fria deve trazer para o Estado chuva localmente forte a intensa e temporais de vento (alguns com rajadas acima de 100 km/h) e granizo, alguns fortes a severos até com potencial de danos e transtornos.
A instabilidade frontal atinge o Sul e o Sudoeste do Rio Grande do Sul de manhã e no começo da tarde, afetando a maioria das demais regiões entre o meio da tarde e o final do dia, mas a Metade Norte já deve ter chuva isolada de verão e temporais localizados da tarde para a noite antes mesmo da chegada da frente fria por conta da convecção.
A frente alcançará o Centro e o Norte do Estado do meio da tarde para a noite desta sexta, o que vai permitir que a temperatura suba muito antes para 37ºC a 40ºC em alguns pontos.
A frente fria amanhã (sábado) atua sobre o Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná com risco de chuva localmente forte e temporais isolados, alguns intensos. Pode chover forte na Metade Norte gaúcha ainda entre a madrugada e de manhã, mas no decorrer do dia o tempo deve apresentar melhoria na maior parte do Estado com o ingresso de ar mais frio. O vento Sul deve soprar forte no Sul gaúcho. O mar deve ficar agitado na costa e pode ter ressaca. O sábado será muito ameno com máximas entre 23ºC e 26ºC de máximas na maior parte do Rio Grande do Sul. No domingo, ar mais quente e úmido começa a voltar ao Estado a partir do Norte e volta a instabilizar a atmosfera com chuva na maioria das regiões no decorrer do dia, em algumas já no começo do período. Há risco de chuva forte em pontos isolados e mesmo temporais localizados não podem ser afastados. Não faz forte calor domingo, mas em muitos locais a temperatura já estará mais alta e até abafamento se espera para a Metade Norte.