A frente fria que vai acabar com a onda de calor no Sul do Brasil já tem data para chegar e vai trazer o grande alívio tão esperado por milhões de pessoas depois de um muito longo período de temperaturas excessivamente altas.
No Rio Grande do Sul, a temperatura está acima a muito acima da média já por doze dias seguidos com várias tardes de calor excessivo em que as máximas ficam perto ou acima dos 40ºC.
Antes de a onda de calor chegar ao fim, porém, serão vários dias ainda pela frente com calor muito intenso a extremo com máximas 7ºC a 10ºC acima do que é normal para esta época do ano no Rio Grande do Sul.
Terça (04), quarta (05), quinta (06), sexta (07) e sábado (08) devem ser dias ainda muito quentes no estado com máximas acima de 35ºC na grande maioria dos municípios e temperatura ao redor e acima de 40ºC em algumas cidades, especialmente do Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre.
O sábado deve ser ainda muito quente na maior parte do Rio Grande do Sul com marcas perto e ao redor de 40ºC em algumas cidades, entretanto pela fronteira com o Uruguai e o Oeste o tempo deve começar a mudar até o fim do dia com a chegada de uma frente fria.
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva durante o domingo e põe fim à longa onda de calor com queda acentuada da temperatura e marcas nos termômetros até 10ºC ou mais abaixo do que vinha se registrando nas tardes anteriores.
A tarde do domingo, com chuva em muitas cidades gaúchas, deve ter temperaturas em diversas localidades de apenas 22ºC a 25ºC com marcas até abaixo de 20ºC em pontos de maior altitude, em enorme contraste com os dias anteriores.
FRENTE FRIA NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA FRIO
Embora o nome remeta a frio, frente fria não significa frio, especialmente no período mais quente do ano entre dezembro e março. Trata-se de fenômeno meteorológico caracterizado pelo avanço de uma massa de ar de temperatura menor sobre uma região, substituindo uma massa de ar de temperatura maior.
Fonte: MetSul Meteorologia
https://metsul.com/frente-fria-que-acabara-com-a-onda-de-calor-ja-tem-data-para-chegar/