A Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara de Vereadores de Passo Fundo promoveu, na quinta e sexta-feira (9 e 10), duas atividades com o objetivo de discutir ações voltadas à atenção infantil.
Na quinta-feira, a Frente reuniu-se com representantes do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), professoras da rede municipal e crianças das regiões do Boqueirão, Zacchia, Centro e Ocupação Valinhos. O encontro foi promovido pelos parlamentares com o propósito de ouvir as demandas e sugestões das crianças, visando à melhoria da qualidade de vida na infância.
A escuta das crianças também contribuiu com a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas da Primeira Infância, que está sendo desenvolvido pela Frente em parceria com profissionais da SME e com o projeto Territórios da Infância, da Universidade de Passo Fundo (UPF). “A nossa infância, enquanto município, diverge bastante dependendo do espaço que a criança ocupa. A ideia na construção do plano municipal é que, independentemente do local onde ela viva, seja um espaço seguro e de respeito”, destacou a pedagoga Bruna Marmitt, da Secretaria Municipal de Educação.
O presidente da Frente, vereador João Pedro Nunes (MDB), ressaltou que as manifestações das crianças serão consideradas na execução das políticas públicas voltadas à infância. “O objetivo da Frente Parlamentar da Primeira Infância é ouvir e construir espaços para que as crianças possam brincar e ter seus direitos priorizados”, afirmou.
Entre as solicitações apresentadas pelos pequenos estiveram preocupações com o barro e os buracos nas ruas, o lixo nas praças públicas e o cuidado com o meio ambiente. Mabel Marmitt, uma das participantes, pediu mais casas nas árvores. “Quero uma casinha na árvore porque tem muito espaço para brincar”, disse.
Já Agatha Diniz reforçou o pedido da colega e comentou sobre a importância do diálogo com os vereadores. “A cidade tem que ficar bem bonita para nós, por isso é muito importante conversar com os vereadores”, revelou.
As crianças também apresentaram desenhos que retratavam os lugares onde costumam conviver, como a escola e os espaços abertos. A atividade demonstrou o interesse e o envolvimento delas na construção de um futuro melhor, com base em seus desejos e experiências de crescimento.
Fórum da Educação Infantil
Na sexta-feira, o grupo de trabalho realizou o Fórum da Educação Infantil do Planalto, com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Rede UniTwin Unesco. O evento contou com palestras da psicanalista Luciana Oltramari Cezar e da assistente social Ângela Diana Hecler, que abordaram o tema “O Desenvolvimento Integral dos Bebês e Crianças Pequenas”. Participaram estudantes e profissionais da área da educação.
Segundo Luciana, é fundamental compreender a infância como um tempo do “vir a ser”. “O desenvolvimento não é inato; não nascemos prontos e tampouco esse processo é automático. Tanto o desenvolvimento orgânico quanto o psíquico são tarefas complexas que se constroem sempre em relação ao outro — seja com os pais ou com os educadores”, explicou.
Ela também destacou a crescente responsabilidade dos educadores na formação integral das crianças. “Atualmente, os bebês ingressam cada vez mais cedo nas escolas, permanecendo nelas por várias horas. Assim, o educador tem uma responsabilidade muito grande, não apenas em cuidar da higiene e da alimentação, mas também na estruturação subjetiva — na constituição de quem esse sujeito vai se tornar”, concluiu.
Também estiveram presentes nas atividades os vereadores Cícero Martins (PSD), Eva Valéria Lorenzato (PT), Regina Costa dos Santos (PDT) e Ronaldo Rosa (PSD).