Grupo Planalto de comunicação

Frente Parlamentar da Segurança Pública pauta combate às organizações criminosas Grupo recebeu representantes das forças de segurança na manhã desta segunda-feira (28)

Foto: Comunicação Digital CMPF

Dando continuidade ao seu cronograma de atividades, a Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou uma nova reunião na manhã desta segunda-feira (28). O encontro foi conduzido pelo presidente da Frente, vereador Diego Milani (PL), e contou com a presença dos vereadores Ada Cristina Munaretto (PL), Cláudio Luiz Rufa Soldá (Progressistas), Douglas Pereto (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Marina Bernardes (PT) e Ronaldo Rosa (PSD).

A reunião teve como tema central a atuação de grupos criminosos em Passo Fundo e a importância da colaboração do poder público na prevenção e no combate à criminalidade. Para aprofundar o debate, participaram como convidados o Tenente-Coronel Rogério Navarro, comandante do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BP-Choque), e o delegado Vinicius Demartini, titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). Ambos apresentaram um panorama da situação local, destacando que um grupo criminoso domina as atividades relacionadas ao tráfico de drogas no Município.

“Apesar de tentativas de outros grupos para se inserir em Passo Fundo, essa facção que atua no município não permitiu que outros se estabelecessem, o que consolidou o domínio dessa organização sobre o tráfico de drogas na cidade”, falou Demartini.

O Tenente-Coronel Rogério Navarro explicou que o enfrentamento a essas organizações é complexo e exige diversas frentes de atuação, que vão desde o trabalho ostensivo da polícia até ações de inteligência, prevenção social e políticas públicas. O comandante do 3ºBP-Choque também destacou a relação direta entre o tráfico de drogas e os homicídios registrados em Passo Fundo. “Todo homicídio, direta ou indiretamente, está ligado ao tráfico de drogas. As disputas internas por territórios e o controle sobre pontos de venda são as principais causas da violência. Por isso, combater o tráfico é, também, combater outros tipos de crimes”, concluiu.

Quando questionado pelos parlamentares sobre o que a Câmara de Vereadores enquanto poder público pode fazer para contribuir com a segurança, Vinicius ressaltou que a presença efetiva do Estado é fundamental para promover a sensação de segurança. “Quando o Estado exerce o controle dos seus espaços e oferece serviços essenciais, os índices de criminalidade tendem a diminuir. Praças bem iluminadas, espaços públicos ativos e uma gestão eficiente contribuem para a redução da prática de atividades ilícitas”, salientou.

Navarro e Demartini ainda chamaram a atenção para a importância de programas de prevenção nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar, e o “Papo de Responsa”, da Polícia Civil. Ambos os programas têm como objetivo promover a conscientização de crianças e adolescentes, abordando temas como cidadania, prevenção às drogas e responsabilidade social.

Projeto Cidade da Polícia

Também foi debatido durante a reunião o projeto “Cidade da Polícia”, que tramita na Câmara de Vereadores e será votado nos próximos dias. O projeto prevê a construção de um complexo, na antiga área do Estádio Municipal Delmar Sitoni, composto por duas edificações principais: uma destinada à nova sede da Secretaria de Segurança Pública do Município, que abrigará o Centro Integrado de Operação de Segurança (CIOP) e outras repartições; e outra que servirá de nova sede para a Central de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, reunindo diferentes delegacias da Polícia Civil.

Os parlamentares aproveitaram a ocasião para conhecer o posicionamento dos convidados a respeito do tema. Tanto o delegado Vinicius Demartini quanto o Tenente-Coronel Navarro se mostraram favoráveis à iniciativa.

“É de extrema importância facilitar o acesso da população à Polícia e promover a atuação integrada das forças de segurança. A conjugação de diversas delegacias em um único espaço vai otimizar os atendimentos e o nosso trabalho “, afirmou Demartini.

Guarda Municipal

Outro tema que entrou em discussão foi a possível criação da Guarda Municipal em Passo Fundo. Questionado sobre sua posição, o Tenente-Coronel Navarro se manifestou favorável à proposta, com algumas ressalvas. “Sou favorável à criação da Guarda Municipal, desde que ela respeite os seus limites de atuação e não tenha poder de polícia. A atuação da Guarda Municipal deve estar restrita a bens e espaços públicos, como áreas escolares, parques e praças”, defendeu.

Ao final da reunião, os parlamentares reafirmaram o compromisso da Frente em buscar soluções conjuntas com as forças de segurança e demais instituições para fortalecer as ações de enfrentamento ao crime organizado e promover um ambiente mais seguro para a população de Passo Fundo.

“Para nós é muito importante receber representantes das forças de segurança para que possamos conhecer a realidade do Município e trabalhar em ações conjuntas. Vamos dar continuidade ao trabalho da Frente Parlamentar com reuniões em que serão pautados outros temas centrais, assim como fizemos na nossa primeira reunião sobre a violência contra a mulher e hoje com o crime organizado” finalizou o vereador Milani, encerrando a reunião.

Facebook
Twitter
WhatsApp