A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza na tarde desta segunda-feira, 07, a instalação da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Processo de Demarcação de Áreas Indígenas – em Defesa dos Agricultores Gaúchos. O trabalho é liderado pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL).
A reportagem da Rádio Planalto News (92.1) acompanha a programação na Câmara de Vereadores de Sananduva com os repórteres João Altair e Kleiton Vasconcelos. Lideranças e agricultores de toda a região participam da atividade.
Defensor do marco temporal, o deputado Paparico Bacchi solicitou à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, a interrupção de novas demarcações de áreas indígenas. Em documento protocolado aos ministros do STF, Paparico Bacchi destacou que pesquisas feitas por sindicatos rurais da metade norte do RS demonstram que a criação de novas áreas indígenas e ampliação das já existentes podem expandir em até 95,4 mil hectares as demarcações em municípios como Água Santa, Cacique Doble, Ciríaco, Gentil, Getúlio Vargas, Erechim, Espumoso, Marau, Mato Castelhano e Sananduva. Segundo estimativas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), as terras indígenas são cerca de 14% do território nacional e se todos os processos de demarcação em curso fossem legitimados pela Justiça, ampliaria para 30%. Em comparação, a produção agrícola abrange 24% do território brasileiro.
[foto=111259]
[foto=111258]
[foto=111257]
[foto=111256]
[foto=111255]