Grupo Planalto de comunicação

Frente Parlamentar pauta criação de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) O objetivo é ajudar no controle de doenças provenientes de cães e gatos, e incentivar o bem-estar dos animais junto da comunidade

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Nesta terça-feira, (04), vereadores membros da Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas receberam o químico Rudimar Pedro para debate sobre projeto que solicita a implementação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no município. A proposta visa uma abordagem multidisciplinar e humanizada, atuando no controle étnico-populacional de cães e gatos, prevenindo zoonoses e realizando atividades voltadas à educação ambiental.

O presidente da Frente, vereador Felipe Manfroi (PSD), ressaltou que os vereadores membros apoiam o projeto, e consideram que o cuidado com as doenças e o bem-estar animal é uma necessidade. “A Frente se comprometeu em adicionar o projeto no relatório final sobre nossos encontros. No andar dos trabalhos, há a possibilidade de sugerirmos ao município, através de uma indicação, que considere criar o Centro nos próximos anos”, disse.

Dentre os objetivos apresentados pelo convidado, estão:

– Castrações gratuitas em massa, priorizando áreas de vulnerabilidade social;

– Promoção de campanhas de vacinação antirrábica e vermifugação;

– Atuação no controle de surtos zoonóticos;

– Estabelecimento de parcerias com ONGs, universidades e clínicas veterinárias;

– Desenvolvimento de programa permanente de doação responsável;

– Monitoramento epidemiológico de doenças zoonóticas emergentes.

O programa de castração será de acesso gratuito e contínuo. E, para alcançar as comunidades periféricas e a zona rural, pretende-se adquirir um “castramóvel”, veículo equipado com centro cirúrgico, esterilizador, mesa veterinária e compartimentos para recuperação anestésica.

O CCZ também irá funcionar como ponto de acolhimento e adoção de animais resgatados. E promoverá campanhas de conscientização em escolas, rádios comunitárias, redes sociais e universidades locais.

Investimentos no projeto

Considerando os programas, aquisições e custos de construção do empreendimento, o levantamento realizado no documento mostrou um valor estimado de R$ 2.5 milhões de reais para a efetuação do Centro de Controle de Zoonoses.

Facebook
Twitter
WhatsApp