Grupo Planalto de comunicação

Fumaça das queimadas: Passo Fundo entre as áreas com insalubridade do ar A qualidade do ar no Rio Grande do Sul sofrerá uma deterioração significativa a partir desta segunda-feira (23)

Foto: Luiz Carlos Carvalho (Grupo Planalto de Comunicação/arquivo)
A qualidade do ar no Rio Grande do Sul passa a sofrer uma deterioração significativa a partir desta segunda-feira (23). A poluição atinge níveis considerados insalubres para grupos sensíveis em diversas regiões do estado, conforme os dados do site suíço IQAir.

Esse aumento da poluição está diretamente ligado à chegada da fumaça das queimadas que ocorrem em várias partes do Brasil e países vizinhos, impactando o estado de forma mais intensa nas próximas horas.

Os municípios do norte do estado e próximos à Fronteira Oeste, como Passo Fundo, Santa Rosa e Uruguaiana, já apresentam índices considerados insalubres para essas populações. No domingo, o sol acabou encoberto pela fumaça na capital do Planalto Médio.

Conforme o painel de monitoramento do IQAir partículas PM2,5 – poluentes microscópicos com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros. Essas partículas são associadas a doenças respiratórias e cardiovasculares, e os níveis observados na capital gaúcha estão seis vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Volta a orientação para crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios para que evitem atividades físicas ao ar livre e façam uso de máscaras de proteção, quando necessário.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp