Olá, amigos internautas!
Aproxima-se mais uma edição do Campeonato Gaúcho de Futebol. Embora sempre surjam críticas e interessados na sua desvalorização, o conhecido Gauchão é um dos orgulhos da nossa terra, como outras tradições, entre elas o chimarrão e o churrasco.
O Gauchão é bem nosso. Todas as torcidas querem o título, embora às vezes se procure diminuir a conquista do rival.
Se muitas vezes da capital não surge a valorização necessária, é o Gauchão que garante a divulgação de dezenas de comunidades do interior, com espetáculos que se iniciam no período quente e terminam com temperaturas até negativas. É a competição que assegura centenas de empregos, diretos e indiretos. É o grande programa para domingo à tarde, além de algumas noites de quartas-feiras.
Hoje os clubes conseguem uma arrecadação considerável, se comparada com a realidade de 20 ou 30 anos atrás. Não é o ideal, mas já é um avanço. Infelizmente, em muitos lugares o dinheiro que se recebe já está comprometido para o pagamento de contas. De uma gestão fica o peso para a próxima. Isso é questão de planejamento. Vai longe o tempo em que o futebol era tratado simplesmente com emoção. É preciso estabelecer um planejamento. O clube precisa saber onde quer chegar, se pretende ficar apenas lutando contra o rebaixamento ou alcançar uma posição de destaque em nível nacional. O Esporte Clube Passo Fundo, no contexto, aparece bem situado. A tendência é seguir avançando, rumo a importantes conquistas, pela estrutura que está sendo montada.
Sonhos à parte, ainda espero ver mais uma vez os estádios lotados nos grandes clássicos. Um Gre-Nal decisivo no passado era lembrado por muito tempo. Atualmente é difícil de os torcedores terem na recordação qual foi a decisão de dois anos antes.
Mesmo assim, é bom demais verificar a chegada do Campeonato Gaúcho. Ele é muito nosso. E terá a completa cobertura da Equipe Show de Bola 730 da Rádio Planalto AM.
Amigos, sejam felizes, vocês merecem!










