Grupo Planalto de comunicação

Garotos de Ouro: mais de 50 anos de história O sonho de dois irmãos que se transformou em um aspecto musical.

Foto: Reprodução/Revista Garotos de Ouro

O grupo gaúcho Garotos de Ouro é uma banda consolidada no Sul do Brasil. Com mais de 50 anos de carreira, conquistou grandes sucessos, histórias, vitórias, altos e baixos, além de ser marcado por tragédias. O grupo começou quando dois irmãos, Airton e Ivonir, filhos de uma gaiteira apaixonada por bailes, resolveram aprender o instrumento que ajudava a sustentar a família. A mãe, por um descuido, quando voltava de um baile a cavalo, deixou o fole da gaita aberto, fazendo com que batesse no cavalo, que se asssustou e acabou derrubando o instrumento.

Foi nesse momento que a mãe dos garotos decidiu que não tocaria mais nos bailes das redondezas de Cruz Alta. Foi então que, incentivados pelos pais, os meninos começaram a aprender a tocar gaita e violão para seguirem o sonho de uma carreira musical.

Formaram uma dupla chamada “Os Irmãos Machadinho”, e se apresentaram na escola em que estudavam, em apresentações para a família e pequenas festas. Logo depois, o outro irmão da dupla, Neno Machado, entrou para tocar com eles. Eles mudaram o nome da dupla, passando a se chamar Garotos de Ouro. O primeiro LP do grupo foi lançado em 1976, intitulado Canto Nativo . O grupo ganhou projeção no estado em 1984, durante a 4° Coxilha Nativista, cantando a canção Gaitita, música que viria a ser um sucesso do grupo, inserida em um CD das canções da Coxilha Nativista e gravada anos depois no CD Irmãos e Amigos, de 2002.

Quando o assunto é sucesso, Garotos de Ouro tem uma verdadeira coleção. A cada álbum lançado, alguma música se tornava um sucesso. Grandes músicas como Bailezito, Surungo do Namoro, Bailanta do Fundão, Yahoo, Pra Namorar, Chora no Ombro do Véio, Festança dos Medeiros, Peão Farrapo e muitas outras. O maior sucesso do grupo é a música Não Chora China Véia, do disco Pago Sul , regravada por vários artistas como o Grupo Tradição, Os Serranos, Tchê Guri, entre outros.

Ivonir Machado é considerado por muitos fãs como A Voz de Ouro. Seu nome está marcado na história da banda, mas ele se desligou do conjunto em 2004, quando iniciou sua carreira solo junto com a banda Novos Garotos. O substituto de Ivônir foi o vocalista Victor Pedroso, que já havia passado pelos grupos Estampa Nativa e Alma Serrana. Victor foi a voz da música Vuco-Vuco, que se tornou um grande sucesso nacional.

Garotos de Ouro foi responsável por revelar grandes artistas do Sul do Brasil, como Gerson Fogaça, Juliano Trindade (Bonitinho), Sandro Coelho, Markynhos Ulian, Xande Corrêa, Flávinho Alves, Marcelo Fogaça, João Maciel, Max (Bailaço), entre outros.

Em 2021, uma tragédia marcou a história da banda. Após uma live realizada pelo grupo, Airton Machado estava viajando em um ônibus, o “Garotão”, quando sofreu um acidente e se chocou contra um paredão de pedras na região de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Airton não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já o irmão Ivonir Machado, o Rei da Vaneira, sofreu um AVC em 2018, perdendo a voz e alguns movimentos e nos deixando no ano de 2023.

Apesar disso, o grupo segue mantendo a essência dos Garotos de Ouro e conduzindo a história dos irmãos Machado. A formação atual é composta por Xirú (voz solo e vocal), Felipe Selke (guitarra e vocal), Leandro Barcellos “Massa” (contrabaixo, voz solo e vocal), Fabiano Marques (gaita) e João Maciel (bateria, voz solo e vocal). Eles estão à frente da banda para manter viva essa bandeira que está cravada na música gaúcha, sempre renovando o legado do grupo, mas sem perder a identidade que conquistou gerações de fãs. Com o mesmo espírito irreverente e a energia contagiante de antes, os Garotos de Ouro seguem conquistando novos públicos, e sua música continua a ecoar, celebrando o tradicionalismo e a força da cultura do Rio Grande do Sul. A cada apresentação, o grupo reafirma seu compromisso com a direção e a paixão pela música que os fez imortalizar seus nomes na história dos Garotos de Ouro.

Facebook
Twitter
WhatsApp