Ao mesmo tempo em que Grêmio, Internacional, Juventude e Caxias jogam as semifinais do Campeonato Gaúcho Série A, outras disputas seguem movimentando os demais clubes. É o caso da Taça Farroupilha e a luta contra o rebaixamento.
A Taça Farroupilha é disputada no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, dando ao campeão um lugar na Copa do Brasil do ano que vem. O São Luiz é o primeiro finalista definido, após eliminar o Guarany em Bagé, com vitória de 2×0.
O outro finalista será conhecido nesta segunda-feira (24), no jogo Ypiranga x Monsoon, às 19h, em Erechim. No jogo de ida, 1×1 em Novo Hamburgo. Ou seja, novo empate hoje leva a decisão para os pênaltis ou o time ganhador nos 90 minutos estará na final.
A luta contra o rebaixamento é diferente. Os quatro clubes jogam um quadrangular de partida em casa e fora, totalizando seis rodadas. Até aqui, foram disputadas duas rodadas, sendo que no fim de semana os placares foram Brasil 2×3 São Luiz e Pelotas 2×2 Avenida.
Com isso, a classificação tem São José 4 pontos, Pelotas 2 pontos (4 gols pró), Avenida 2 pontos (3 gols pró) e Brasil 1 ponto. A próxima rodada ocorre domingo (02), com Avenida x São José e Pelotas x Brasil.