Quis o destino que em 2024 acontecesse o primeiro confronto de mata-mata entre Sport Clube Gaúcho e Esporte Clube Passo Fundo. Com as duas vitórias por 1×0, ambas com gol de Vinícius Baiano, o alviverde garantiu a sua classificação para as semifinais da Copa Zagallo, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol.
Foi um domingo de comemorações para o Gaúcho. O clube alcançou a sua primeira vitória em clássico, após três derrotas, na Be8 Arena. Os festejos começaram ainda no campo de jogo após a vitória sobre o tricolor, na confraternização com a torcida, e seguiu no vestiário, com jogadores, comissão técnica e dirigentes.
A equipe fez uma campanha de crescimento dentro da competição. Após a derrota na estreia para o Juventude em Flores da Cunha, cresceu na disputa e esteve na última rodada da fase inicial com chances de chegar entre as duas primeiras colocadas, podendo avançar direto às semifinais. Não foi possível em função da derrota para o Ypiranga, mas se garantiu a condição de disputar a decisão da vaga no clássico dentro da Be8 Arena.
Agora o foco é a disputa das semifinais. A Federação Gaúcha de Futebol deve divulgar neste começo de semana as datas das partidas contra o São José. Ainda falta a definição de um classificado, que sairá na tarde desta segunda-feira (04) com o confronto de Juventude e Internacional. O time de Caxias do Sul venceu o jogo de ida por 1×0. O vencedor terá o Ypiranga como adversário.
Falando à Rádio Planalto News (92.1), o técnico Fabino Daitx disse que espera um confronto bastante difícil diante do time da capital. Lembrou que o São José tem uma base forte, que disputou a Série C nacional, e é dirigido pelo técnico Rogério Zimermann, que ele considera um dos grandes profissionais do estado. Serão dois grandes jogos, sendo o primeiro em Passo Fundo e o da volta em Porto Alegre.
Sobre o time adversário, o Gaúcho empatou por 1×1 contra o alviceleste da capital na fase de classificação. O jogo ocorreu na Be8 Arena. O alviverde esteve ganhando até 51 minutos do segundo tempo, com gol de Adriel, quando Marquinhos Vinícius empatou para o São José.