Grupo Planalto de comunicação

Gestão plena de saúde foi destaque na Tribuna Popular Tema foi explanado pelo diretor médico do HSVP, Adroaldo Mallmann

Foto: Comunicação Digital/CMPF

O diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, Adroaldo Mallmann, ocupou o espaço da Tribuna Popular nessa quarta-feira (14), antes do início da Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores. A manifestação foi solicitada pelo vereador Altamir da Silva dos Santos (PDT).

Em sua explanação, o médico abordou a necessidade da implementação da gestão plena da saúde no município. Segundo Mallmann, a gestão plena irá favorecer os cidadãos de Passo Fundo, pois será o município a fazer a organização das consultas e atendimentos, ao contrário do que ocorre atualmente, onde o estado é o responsável. “A gestão plena possibilitará maior deliberação para determinarmos como será o atendimento médico em Passo Fundo, sem deixar de atender a região”, afirmou.

Segundo o médico, a cidade possui todos os requisitos para organizar a gestão plena, que resultará em maior agilidade nos prazos para atendimento pelo Sistema Único de Saúde. “Em Passo Fundo temos as unidades básicas, unidades de especialidade, temos hospitais terciários para atendimento, temos o Hospital Municipal que pode fazer o primeiro atendimento. Nós temos toda a base formada para a gestão plena. Precisamos que a prefeitura se organize para administrar o dinheiro que vem, de fundo a fundo, do governo federal para o município”, disse. “Hoje os municípios menores colocam no gerenciador de consultas que os atendimentos são urgentes e isso faz com que os pacientes ‘pulem a fila’, pois o município é pequeno, ao contrário de Passo Fundo onde são mais de duzentos mil habitantes. Enquanto alguns pacientes de fora levam vinte dias para consultar, aqui levamos meses para o cidadão conseguir atendimento”, finalizou.

Facebook
Twitter
WhatsApp