O Fundo de Solidariedade (FDS) chega em 2015 com mais de 180 projetos apoiados na Arquidiocese de Passo Fundo. Além de beneficiar em média 12 iniciativas por ano, o fundo escolhe uma para apoiar como gesto concreto, que deve estar diretamente relacionada à Campanha da Fraternidade.
Em 2015, inspirado pelo tema Igreja e Sociedade, o FDS expressa seu gesto de forma mais efetiva na ajuda aos Centros de Juventude São Sebastião e Santa Teresinha, acompanhados pela Cáritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho. Padre Ladir Casagrande, membro da coordenação da Cáritas, que administra o FDS, explica que o gesto concreto vem reforçar o trabalho e as outras parcerias das instituições apoiadas. “A Campanha da Fraternidade possibilita, através da Coleta da Solidariedade, formar um fundo que permite ajudar muitas pessoas, na preocupação, acima de tudo, de promover a solidariedade em prol da valorização da vida”, afirma.
O gesto concreto que beneficia os dois Centros de Juventude abrange 140 crianças, adolescentes e suas famílias. Nos locais, os atendidos recebem formação integral, além de qualificação técnica em turno inverso ao escolar. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de canto, atividades físicas, padaria, serigrafia, papel reciclado e reforço escolar. Os recursos do projeto do FDS serão destinados para o fortalecimento destas ações, além das despesas de manutenção dos Centros.
Créditos: Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo