Grupo Planalto de comunicação

Golpe em idosos: delegado e especialista em Direito Digital falam sobre os crimes digitais e como evitá-los O delegado Diogo Ferreira e advogada Gabriela Valduga falam sobre o atual cenário.

Ana Caroline Haubert / Grupo Planalto de Comunicação

Nesta segunda-feira (3), o delegado Diogo Ferreira e advogada especialista em Direito Digital, Gabriela Valduga, falaram à Rádio Planalto sobre o cenário atual de crimes cometidos digitalmente e a importância do conhecimento para prevenção de golpes.

O delegado citou um dos golpes mais praticados atualmente, que envolve indivíduos se apropriando de fotos de familiares no WhatsApp para pedir dinheiro, resultando em prejuízos que podem chegar a 100 mil reais.

Ferreira destacou que os danos não são apenas financeiros, mas principalmente traumáticos.

“O financeiro é o menor dos problemas, porque o patrimônio sempre se dá um jeito, trabalha, recupera, mas o trauma fica. Eu vi nesses 14 anos de polícia muitos idosos entrando em uma depressão profunda por terem caído em golpes. Acaba arruinando a vida, porque as doenças tomam mais força e a vida acaba se abreviando”, diz.

Com o objetivo de alertar e ajudar a prevenir que idosos caiam em golpes, especialmente digitais, os entrevistados desenvolveram o curso Vida Segura na Terceira Idade.

“Nós temos visto um crescente número de golpes contra idosos, então decidimos unir esforços para criar um curso específico falando tanto sobre golpes físicos quanto digitais, na tentativa de remediar e reduzir os danos”, explica Gabriela.

Um dos pontos levantados pelo delegado para o desenvolvimento do curso é a mudança de comportamento dos criminosos. Os golpes, que antes aconteciam de maneira presencial, passaram a ocorrer no ambiente digital após a pandemia.

“Hoje o golpe online cresce cada vez mais e os idosos infelizmente são as pessoas mais vulneráveis, tanto pela idade avançada quanto (pela falta) de conhecimento da tecnologia”, explica Ferreira.

Gabriela acrescenta que, durante o curso, serão abordados diversos tópicos essenciais, incluindo o conhecimento sobre golpes comuns, formas eficazes de proteção, e como utilizar aplicativos e a internet de forma segura. Além disso, serão fornecidas orientações práticas e úteis para quem for vítima de um golpe.

O time de instrutores é formado pelo Delegado de Polícia, Diogo Ferreira; pelas advogadas especialistas em direito digital e proteção de dados, Gabriela Valduga e Maira Tonial; e pelo Inspetor de Polícia, Alexandre Hagel.

O curso acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, das 19h às 22h, no Elevenwork, localizado na Galeria Central – Av. Brasil Leste, 71 – Sala 18 – Centro, Passo Fundo – RS.

Para confirmar a participação ou obter mais informações pode acessar o seguinte link: https://www.sympla.com.br/evento/vida-segura-na-terceira-idade/2483774

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais