A promoção que vai virar tradição. Esse é o slogan da campanha “Ganha-Ganha Farroupilha”, que nasceu da união entre o varejo gaúcho e o tradicionalismo. A iniciativa foi lançada oficialmente na noite desta segunda-feira (25/8) no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha, em Porto Alegre, pelo governador Eduardo Leite, em uma celebração que reuniu entidades setoriais e tradicionalistas, prefeituras, artistas locais, comida típica e muita música para comemorar essa ação que promove o desenvolvimento econômico, cultura e turismo do Estado.
Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com as secretarias da Cultura (Sedac), do Turismo (Setur) e da Comunicação (Secom), a campanha visa impulsionar o comércio do Rio Grande do Sul ao mesmo tempo em que promove os valores da cultura gaúcha. Alinhada às comemorações da Semana Farroupilha, a mobilização será de 6 a 20 de setembro e promete movimentar a economia com sorteios, descontos especiais e ações promocionais.
A expectativa é de que a campanha gere um aumento significativo no fluxo de vendas em setembro, mês que tradicionalmente tem baixo movimento. Além dos benefícios diretos ao comércio e ao consumidor, o Ganha-Ganha Farroupilha também reforça o sentimento de pertencimento e orgulho de ser gaúcho. O governador Eduardo Leite destacou que a iniciativa integra a estratégia do Estado de transformar setembro em um mês de referência para o turismo e a economia gaúcha.
“Essa campanha está inserida dentro de um esforço maior do governo em potencializar o mês de setembro como vocação turística do Rio Grande do Sul. É o momento máximo do nosso calendário, com os Festejos Farroupilhas, e queremos atrair visitantes de dentro e de fora do Estado. Ao mesmo tempo, com descontos e promoções articuladas com o setor varejista, movimentamos a economia, gerando emprego e renda. Assim, transformamos aquilo que nos faz únicos no Brasil, a nossa cultura gaúcha, em oportunidades concretas de desenvolvimento. Queremos que os festejos sejam, para o Rio Grande, um marco de atração turística e de dinamismo econômico, da mesma forma que outras regiões do país conseguiram fazer com suas tradições culturais”, afirmou Leite.