Grupo Planalto de comunicação

Governo do Estado lança nesta quinta programação comemorativa aos 200 anos da imigração alemã no RS Até o final de 2024, estão previstos mais de 120 eventos em todo o estado

Foto: Oktoberfest (Divulgação)

A Comissão do Bicentenário, instituída pelo governador Eduardo Leite através do decreto 56.110/2021, apresenta nesta quinta-feira (14) a programação oficial das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O lançamento acontece na Sala de Recitais da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, a partir das 19h, e contará com a participação especial do Maestro Diego Schuck e do Porto Alegre Consort.

Até o final de 2024, estão previstos mais de 120 eventos em todo o Estado – a expectativa é que mais de 100 municípios participem das festividades. “O lançamento da programação é um momento simbólico muito importante, uma espécie de prestação de contas das 11 subcomissões, com o anúncio das iniciativas das entidades, dos municípios, da Assembleia Legislativa, além dos concertos da Ospa, todos dedicados a homenagear o bicentenário”, adianta o presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Gessinger.

Desde que foi estabelecida, a Comissão realizou uma série de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, que contribuíram para a idealização e organização da agenda festiva. Além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, universidades, escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil também integram a Comissão.

A programação inclui atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Os eventos que integram o calendário são realizados por municípios, entidades da sociedade civil e órgãos públicos e privados de todo o Estado.

O aniversário da chegada dos primeiros imigrantes germânicos ao Rio Grande do Sul, em São Leopoldo, é comemorado no dia 25 de julho.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais