O Ambulatório de Dependência Química da Residência em Psiquiatria do Hospital da Cidade de Passo Fundo, CIPA e SESMT realizaram o primeiro encontro do Grupo de Apoio para tratamento do tabagismo. Colaboradores do Hospital da Cidade participaram da atividade, realizada no sábado (11).
Os encontros realizados pelo grupo de apoio são orientados por profissionais especializados “O grupo será uma ferramenta adicional do nosso ambulatório. Terá o objetivo de manter a motivação e trocar experiências exitosas.”explica o médico psiquiatra, José Saraiva Junior.
O tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil e é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença epidêmica “O programa do ACETA (Ambulatório para a Cessação do Tabagismo) terá uma abordagem personalizada, cada paciente será avaliado individualmente, seguindo os principais protocolos preconizados no Brasil, como: as diretrizes do CFM/AMB para o controle do tabaco, o Consenso Brasileiro sobre tabagismo e as recomendações do INCA, Instituto Nacional do Câncer” esclarece José.
A dependência da nicotina faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares “Os grupos funcionam como uma sala de espelhos onde os iguais, neste caso os tabagistas, terão oportunidade de aprender um com os outros as experiências bem sucedidas para parar de fumar. Os grupos de mutua ajuda tem um papel fundamental no tratamento dos transtornos adictivos, com eficácia comprovada por vários estudos” ressalta
O Grupo de Apoio será desenvolvido continuamente com os colaboradores do Hospital da Cidade, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes e Escola HC “O ACETA funcionará de forma permanente, entendendo que cada pessoa tem seu momento motivacional para a domada de decisão, então quem não pode participar agora poderá entrar em contato com a CIPA e o SESMT e se inscrever para os próximos grupos” orienta.