Grupo Planalto de comunicação

Grupo de Trabalho de Acessibilidade Universal realizou mais uma fiscalização no centro de Passo Fundo

Com o intuito de garantir acessibilidade a todas as pessoas e identificar as irregularidades dos passeios públicos e estabelecimentos comerciais, representantes do Grupo de Trabalho de Acessibilidade Universal – GTU, que é constituído por representantes do Ministério Público, Legislativo, Seplan, Agenda 21 e as associações ACD e APACE, realizaram na manhã de terça-feira (6) mais uma fiscalização no centro de Passo Fundo, a ação foi realizada na Rua General Netto nos dois sentidos.

O GTU trabalha em parceria com o Ministério Público, que tem por objetivo garantir a acessibilidade para todos os cidadãos do município, independente das condições físicas de cada um.

Segundo a coordenadora do grupo, vereadora Claudia Furlanetto, é através dessas ações em conjunto com poder público, as entidades e as pessoas cidadãs que será possível iniciar uma transformação nesses espaços que devem ser adaptados. “Trabalhamos no sentido de construir e reconstruir esses espaços, já que o livre trânsito dos pedestres é direito de todos. Agora iremos elaborar um relatório que será apresentado ao MP, que emitirá as notificações necessárias, assim como a Secretária de Planejamento, que também está tomando as providências cabíveis”, informou.

O GTU é resultado da Audiência Pública que aconteceu em setembro de 2013, na Comissão de Educação e Bem Estar Social- CEBES, momento em que foi discutido a situação da falta de acessibilidade das calçadas e estabelecimentos comerciais de Passo Fundo. Conforme o MP os locais onde foram apontadas irregularidades pelo GTU na primeira fiscalização que ocorreu em novembro de 2013, já foram notificados para que busquem adequações básicas de acessibilidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais