Na noite de sexta-feira, 05 de abril, aconteceu o jantar de entrega do Troféu Ronda dos Festivais aos destaques do nativismo no ano de 2023. O evento aconteceu no
CTG Estância da Azenha, em Porto Alegre, sob o condução do apresentador Odilon Ramos e a presença do comunicador Ibaldo Pedra, do Grupo Planalto de Comunicação (grande conhecedor da história dos festivais nativistas).
O Troféu Ronda dos Festivais 2023 contemplou 21 modalidades individuais, referentes às categorias Festivais de Música Instrumental, Festivais de Poesia e Festivais de Música. Foram laureadas também a Música Instrumental do Ano, a Poesia do Ano e a Música do Ano.
Logo após, a atividade de entrega dos Troféus, foi realizado o sorteio de brindes oferecidos pelas empresas apoiadoras.
A primeira modalidade da Categoria POESIA foi POETA COM MAIS VITÓRIAS, cujo vencedor, pelo segundo ano consecutivo, é o jovem vate MATHEUS COSTA, representado pelo declamador Érico Padilha.
Na modalidade MELHOR AMADRINHADOR, o troféu foi entregue ao violonista JEAN CARLO GODOY, que também venceu esta modalidade no ano de 2022.
Na modalidade MELHOR DECLAMADORA, o Troféu Ronda dos Festivais 2023, foi para JULIANE BERTIN.
A próxima modalidade anunciada foi MELHOR DECLAMADOR, cujo agraciado foi intérprete ÉRICO PADILHA.
Prosseguindo com a atividade de entrega do Troféu Ronda dos Festivais 2023, destacamos logo em seguida, a modalidade AMADRINHADOR COM MAIS PREMIAÇÕES. E quem conquistou o Troféu Ronda dos Festivais 2023 nesta modalidade foi o violonista JEAN CARLO GODOY.
A modalidade DECLAMADOR ou DECLAMADORA COM MAIS PREMIAÇÕES teve como agraciado o intérprete FÁBIO MALCORRA.
Na modalidade da CATEGORIA FESTIVAIS DE POESIA a receber o Troféu Ronda dos Festivais 2023 é o POETA COM MAIS PREMIAÇÕES. O agraciado, mais uma vez foi MATHEUS COSTA, que se fez representar pela declamadora Paula Stringhi.
Na modalidade JURADO MAIS FREQUENTE nos Festivas de Poesia, o contemplado foi o radialista e poeta EDILSON VILLAGRAN MARTINS.
Na modalidade JURADO MAIS FREQUENTE nos Festivais de Música o troféu foi para o cantor e compositor ADAIR DE FREITAS, representado pelo cantor Adelar Saraiva.
Dando sequência às atividades de entrega do Troféu Ronda dos Festivais 2023, passamos a registrar os agraciados na categoria Festivais de Música. A primeira modalidade consagrada foi AUTOR COM MAIS VITÓRIAS. O compositor agraciado foi o músico FELIPE GOULART, representado na premiação pelo poeta Rodrigo Bauer.
A seguir, foi destacada a modalidade MELHOR INTÉRPRETE FEMININA, cuja vencedora foi a cantora LU SCHIAVO.
O ganhador da modalidade MELHOR INTÉRPRETE MASCULINO foi o cantor JULIANO MORENO, representado na cerimônia pelo poeta Vaine Darde.
Como MELHOR INSTRUMENTISTA, o agraciado foi o percussionista MATT THOFEHRN, representado pelo músico Nino Saldanha.
Na modalidade MELHOR MELODISTA, foi agraciado o cantor e compositor CÍCERO CAMARGO, representado na solenidade pelo cantor Pirisca Grecco.
A modalidade MELHOR LETRISTA consagrou como vencedor o poeta VAINE DARDE.
A próxima modalidade anunciada foi INTÉRPRETE COM MAIS VITÓRIAS. Recebeu o Troféu Ronda dos Festivais, o cantor PIRISCA GRECCO.
Na modalidade AUTOR COM MAIOR NÚMERO DE PREMIAÇÕES, o agraciado foi o poeta HENRIQUE FERNANDES.
Finalizando com chaves de ouro as atividades de entrega, foram anunciadas as obras vencedoras das categorias MÚSICA INSTRUMENTAL DO ANO, POESIA DO ANO e MÚSICA DO ANO, no cenário dos festivais do sul do Brasil.
A primeira consagração foi para a MÚSICA INSTRUMENTAL DO ANO. A composição vencedora desta modalidade é UM SENHOR BRASIL, de autoria do músico ZOCA JUNGS. Essa obra venceu o 17º Canto da Lagoa Instrumental, realizado na cidade de Encantado. Entregaram o troféu Ronda dos Festivais 2023, a cantora Adriana Sperandir, diretora do Instituto Estadual de Música, e o comunicador Jairo Reis, criador da premiação.
A próxima modalidade foi POESIA DO ANO. Novamente o idealizador do Troféu Ronda dos Festivais, Jairo Reis, acompanhado do poeta Léo Ribeiro, coordenador da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, procederem à entrega do Troféu ao poeta RODRIGO BAUER, autor do poema DE PASSAGEM, a POESIA DO ANO de 2023. Esses versos conquistaram o primeiro lugar na Linha Não Maçônica da 8ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, realizada em Porto Alegre.
No arremate da noite especial de consagração ao nativismo gaúcho, foi anunciada a obra contemplada com o Troféu Ronda dos Festivais 2023 na modalidade MÚSICA DO ANO. Para realizarem a entrega do troféu, foram convidados o coordenador da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, poeta Maxsoel Bastos de Freitas e mais uma vez o criador do Troféu Ronda dos Festivais, Jairo Reis. A MÚSICA DO ANO de 2023, é a milonga CANTO SAUDADE AO CARAGUATÁ, com letra de HENRIQUE FERNANDES e melodia de JOÃO PAULO DECKERT. Essa obra conquistou a Calhandra de Ouro, prêmio máximo da 45ª Califórnia da Canção Nativa, realizada em dezembro na cidade de Uruguaiana.